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Apresentação da remessa RCAApresentação da remessa RCAApresentação da remessa RCAApresentação da remessa RCA
Home CidadES Atos de Pessoal

Apresentação da remessa RCA

Até 31 de janeiro de cada exercício as unidades gestoras que realizam concursos para provimento de pessoal devem encaminhar ao TCE-ES, através do sistema CidadES, os dados referentes aos concursos públicos para provimento de pessoal efetivos e temporários com edital de abertura publicado durante o exercício anterior ao da remessa.

Para saber se a sua unidade gestora tem obrigatoriedade de envio da remessa RCA, consulte a opção Obrigações, presente no menu lateral da tela inicial do sistema. Caso o tipo de obrigação relacionado a Atos de Pessoal esteja ativa para a sua unidade gestora, então a remessa deve ser enviada.

Figura 01 – Consulta da obrigatoriedade do envio das remessas de Atos de Pessoal

Para enviar as informações, se você é o Gestor da UG ou o Responsável pela Remessa de Atos de Pessoal – Admissão:

1.  Prepare as informações:

    • Se houve concurso, crie o arquivo RESCONCANTERIOR.XML com os dados no formato definido no Anexo Único da IN 38/2016, disponível no site do Tribunal;
    • Se não houve concurso na unidade gestora no exercício anterior, não é necessário criar o arquivo XML.

2.  Entre no sistema CidadES;

3.  Vá até o menu Pessoal e clique na opção Atos de pessoal;

4.  No menu lateral esquerdo, clique em RCA;

Figura 02 – Localização da opção “RCA”

5.  Selecione o ano referente a remessa.

Por exemplo: no início do ano de 2022, você enviará o resumo dos concursos cujo edital de abertura foi publicado em 2021, portanto você deve selecionar “2021”.

Figura 03 – Localização da opção de ano

6.  Envie as informações:

    • Se não houve concurso, marque a opção apresentada na tela e clique em Salvar;
    • Se houve concurso: clique em Enviar remessa, escolha o arquivo preparado e depois clique em Enviar.

Figura 04 – Localização das opções de remessa vazia e “Enviar remessa”

7.  Caso você tenha se equivocado na opção clicada na tela anterior, utilize os botões Enviar remessa e Declarar remessa vazia, para informar que houve concurso e que não houve concurso no exercício anterior, respectivamente.

Essas opções estarão disponíveis somente se a remessa não estiver homologada.

Figura 05 – Localização das opções de remessa vazia e “Enviar remessa”

8.  Será gerado um extrato com as informações enviadas na remessa. Revise as informações e homologue o extrato.

O Gestor da UG e o Responsável pela Remessa de Atos de Pessoal – Admissão devem homologar o extrato até a data-limite.

Figura 06 – Localização da opção “Assinar”

9.  Após a homologação, o envio está finalizado!

Figura 07 – Localização do campo de “Situação” da remessa


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