• Conteúdo 1
  • Menu 2
  • Rodapé 3
  • Portal TCE-ES
  • Link para Conteúdo Acessibilidade
  • Alto contraste
  • A- A A+
O Portal do TCEES utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para mais informações, acesse a nossa Política de privacidade.
logo-portal-ajudalogo-portal-ajudalogo-portal-ajudalogo-portal-ajuda
Portal de Ajuda > Aplicativos e Softwares

Bloquear e Relatar e-mails no outlook

Você já recebeu vários e-mails indesejados ou estranhos, né? O correio eletrônico é utilizado por vários hackers para tentar aplicar golpes, como o phishing.

Sabia que o Outlook pode te ajudar a tratar esses casos para que sua caixa de entrada fique sempre limpa? Com as funcionalidades que vamos apresentar hoje, você vai poder dizer adeus para todos aqueles e-mails desnecessários.

Relatar

A primeira das opões é a de “Relatar”. Com isso, você pode marcar aquela mensagem como indesejável, seja ela um lixo eletrônico (spam) ou phishing. Mensagens de spam são aqueles anúncios de produtos ou serviços sem mesmo o seu consentimento. As de phishing, por outro lado, são golpes disfarçados de boas ofertas ou mensagens de conhecidos. Caso você queira saber mais sobre phishing, consulte a nossa documentação!

Agora, vamos ver exatamente o que acontece quando você selecionar cada opção.

Relatar como lixo eletrônico

Caso o e-mail seja lixo eletrônico, você deve clicar nos três pontinhos, ao lado das informações de remetente, e clicar em Relatar > Relatar lixo eletrônico.

 

Figura 01 – Localização da opção “Relatar lixo eletrônico”

Será exibida uma mensagem de confirmação e, após confirmar, o e-mail será movido para a pasta de Lixo Eletrônico, no seu Outlook. A partir de agora, todas as mensagens enviadas por esse mesmo endereço serão colocadas diretamente nessa pasta.

Relatar como phishing

Caso o e-mail recebido esteja parecendo phishing, você deve clicar nos três pontinhos ao lado do remetente, e clicar em Relatar > Relatar como phishing. Ao fazer isso, a mensagem será excluída, e poderá ser encontrada na pasta Itens Excluídos.

 

Figura 02 – Localização da opção “Relatar como phishing”

É importante salientar que mesmo apontando uma mensagem como phishing, o remetente ainda pode te enviar e-mails. Para que você deixe de receber as mensagens desse endereço em específico, é necessário bloqueá-lo também.

Bloquear

Bloquear [Pessoa]

Bloquear uma pessoa no Outlook é bem simples! No e-mail recebido, basta clicar nos três pontinhos para visualizar as opções da mensagem. Após isso, clique em Bloquear > Bloquear [Nome do e-mail]. Após isso, esse endereço será adicionado a uma “lista de bloqueio” onde estão todos os seus contatos bloqueados.

 

Figura 03 – Localização da opção “Bloquear [Pessoa]”

Ao bloquear alguém, todos os e-mails já enviados por aquela pessoa ou empresa serão movidos diretamente para a lixeira do seu Outlook, assim como todas as mensagens que chegarem futuramente.

Caso você queira gerenciar a lista de endereço bloqueados, você pode acessá-la nas configurações do Outlook. Para isso, acesse a aba Email > Lixo eletrônico, e desça a página até chegar em Remetentes. Selecione a aba Domínios e remetentes bloqueados e você poderá editar quem está bloqueado.

Figura 04 – Lista de remetentes bloqueados, nas configurações

Nunca bloquear [Pessoa]

Mas caso você tenha marcado alguém como phishing por engano e os e-mails continuam sendo enviados para a lixeira automaticamente, mesmo retirando o endereço da lista de bloqueados, você pode marcar aquele e-mail como remetente seguro. Assim, nenhuma mensagem enviada por esse e-mail será movida para o lixo eletrônico.

 

Figura 05 – Localização da opção “Nunca bloquear [Pessoa]”

Para fazer isso, em um e-mail recebido, clique nos três pontinhos, e depois clique em Bloquear > Nunca bloquear [Nome do e-mail]. De modo semelhante aos remetentes bloqueados, para visualizar a lista de remetentes confiáveis, acesse as configurações do Outlook. Após isso, clique na aba Email > Lixo eletrônico. Desça a tela até Remetentes e a lista de Domínios e remetentes seguros estará atualizada.

 

Figura 06 – Lista de remetentes seguros, nas configurações


Artigos Relacionados

  • Ativar lembrete de reunião
  • Novidades das configurações do Outlook
  • Regras de E-mail
  • Configuração manual do fuso horário no Outlook
  • Novas funcionalidades do Outlook

Ainda precisa de ajuda?
Abra um chamado clicando aqui ou entre em contato conosco:
atendimento@tcees.tc.br       (027) 3334-7709

Não encontrou a documentação que procurava?
Você pode sugerir novas documentações clicando aqui.
Sugestão de Documentação
Se você não quiser se identificar, não tem problema 🙂

botão para escola de contas públicas Contatos
botão para serviço de informação ao cidadão SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
botão para LGPD - Proteção de Dados LGPD - Proteção de Dados
botão para assessoria de imprensa Secretaria de Comunicação
Telefone Geral: +55 27 3334-7600
Rua José Alexandre Buaiz, 157 - Enseada do Suá | Vitória - ES | CEP: 29.050-913

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

LINKS ÚTEIS

  • Dados Abertos
  • Licitações e Contratações
  • Ministério Público de Contas 
  • Instituto Rui Barbosa
  • Atricon

SERVIDORES

  • Intranet
  • Webmail
  • Administração
Siga o TCE-ES nas redes sociais e saiba mais da Corte Capixaba.