• Conteúdo 1
  • Menu 2
  • Rodapé 3
  • Portal TCE-ES
  • Link para Conteúdo Acessibilidade
  • Alto contraste
  • A- A A+
O Portal do TCEES utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para mais informações, acesse a nossa Política de privacidade.
logo-portal-ajudalogo-portal-ajudalogo-portal-ajudalogo-portal-ajuda
Home Aplicativos e Softwares Certificado Digital

Como conferir a validade do meu token?

Esta documentação tem o intuito de demonstrar como conferir a validade de cada modelo de token utilizado para acessar as plataformas do tribunal. 

Caso os drivers não estejam instalados solicite ajuda técnica ou siga a documentação de instalação dos drivers do certificado digital.
Identificação do certificado

Para conferir a validade de seu certificado, é necessário saber o modelo. Seguem a seguir os modelos de certificado usados no Tribunal:

1.  Se o certificado for SafeNet, ele se parecerá com esse modelo:

Figura 01 – Token SafeNet

2.  Se o certificado for Valid, ele se parecerá com esse modelo:

Figura 02 – Token Valid

Aplicativo e data de validade

Token SafeNet

Caso seu token seja SafeNet, siga os passos a seguir:

1.  Clique em Ícones ocultos na barra do Windows e abra o aplicativo Cliente de autenticação SafeNet;

Figura 01 – Localização do aplicativo SafeNet

2.  Clique no ícone de engrenagem, na parte superior direita;

Figura 02 – Localização da engrenagem
3.  Clique em Certificados do Usuário, na esquerda. A data de vencimento poderá ser observada na terceira coluna.

Figura 03 – Localização dos Certificados do Usuário e data de vencimento.

Token Valid

Caso o token seja Valid, siga os seguintes passos:

1.  Clique no símbolo do Windows na barra de tarefa;

Figura 04 – Localização do símbolo do Windows

2.  Pesquise Administração de token e clique no aplicativo.;

Figura 05 – Localização do aplicativo Administração do token

3.  Clique duas vezes em seu token e duas vezes em seu certificado. Após isso, a data de validade aparecerá em sua tela.

Figura 06 – Localização do token

Figura 07 – Localização do certificado e data de validade

Problemas Conhecidos

Não estou encontrando os aplicativos dos tokens

Caso você não encontre o aplicativo SafeNet ou Administração de token, possivelmente eles não foram instalados. Entre em contato com o NATI por meio do Sistema de chamados para solicitar a instalação.


Artigos Relacionados

  • Como validar se os drivers do Token estão instalados
  • Desbloqueio da senha PIN do token
  • Instalação dos drivers do certificado digital
  • Mensagem "Certificado não localizado. Reconecte o token"

Ainda precisa de ajuda?
Abra um chamado clicando aqui ou entre em contato conosco:
atendimento@tcees.tc.br       (027) 3334-7709

Não encontrou a documentação que procurava?
Você pode sugerir novas documentações clicando aqui.
Sugestão de Documentação
Se você não quiser se identificar, não tem problema 🙂

botão para escola de contas públicas Contatos
botão para serviço de informação ao cidadão SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
botão para LGPD - Proteção de Dados LGPD - Proteção de Dados
botão para assessoria de imprensa Secretaria de Comunicação
Telefone Geral: +55 27 3334-7600
Rua José Alexandre Buaiz, 157 - Enseada do Suá | Vitória - ES | CEP: 29.050-913

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

LINKS ÚTEIS

  • Dados Abertos
  • Licitações e Contratações
  • Ministério Público de Contas 
  • Instituto Rui Barbosa
  • Atricon

SERVIDORES

  • Intranet
  • Webmail
  • Administração
Siga o TCE-ES nas redes sociais e saiba mais da Corte Capixaba.