Copilot
O Copilot é um software de assistente de inteligência artificial da Microsoft similar ao ChatGPT e auxilia usuários na automação de tarefas, análise de dados e criação de conteúdo.
Ele processa comandos em linguagem natural, recebendo os comandos em um chat, facilitando o trabalho diário e agilizando atividades repetitivas, como a elaboração de textos, relatórios e documentos extensos.
Para acessar o Copilot pelo Teams, clique no ícone do Copilot na barra lateral. Caso não esteja aparecendo, clique nos três pontinhos e pesquise por ele.
Figura 01 – Localização do Copilot na barra lateral do Teams
Note que, no topo da tela, a Proteção de dados empresariais está ativada. Com essa proteção, a Microsoft garante que qualquer armazenamento de dados sensíveis seja eliminado após a sessão do chat, aumentando a segurança e a privacidade das informações.
Figura 02 – Mensagem de proteção de dados
O Copilot funciona como um chat com seu colega de trabalho: digite a mensagem na caixa de texto e uma resposta será gerada.
Figura 03 – Caixa de texto do Copilot
Quando essa resposta for gerada, você pode continuar mandando mensagens para continuar a conversa. Também é possível copiar e compartilhar essa resposta.
Como o acesso está sendo feito pelo Teams com sua conta do Tribunal, você terá acesso a diversas funcionalidades extras, como por exemplo:
- O envio de documentos para que o Copilot responda com base no conteúdo do arquivo enviado;
- O uso de funcionalidades avançadas de IA, como a geração de imagens a partir de comandos de texto;
- A realização de pesquisas em tempo real na internet para fornecer respostas atualizadas e relevantes.
Suas conversas também são salvas automaticamente no histórico de interações anteriores. Isso permite que o Copilot recupere informações de conversas passadas e continue o assunto de onde parou.
Algumas atividades práticas que o Copilot pode te ajudar são:
Word
Ele pode ajudar a escrever e formatar documentos Word. Por exemplo, você pode pedir para ele criar um relatório com base em dados fornecidos ou revisar um texto para correções gramaticais e de estilo. Para isso, basta enviar o arquivo e dar o comando desejado, como por exemplo:
“Crie um documento Word com base nesses dados. Quero uma análise completa.”
Ao terminar de processar os dados fornecidos, você receberá um documento Word contendo as informações solicitadas, e também poderá pedir alterações diretamente.
Excel
O Copilot também pode manipular arquivos Excel utilizando diversas funcionalidades, como criação de fórmulas e análise de grandes conjuntos de dados. Por exemplo, você pode pedir:
“Por favor, quais os critérios utilizados para chegar à média dos participantes.”
Após o processamento, o resultado será um texto com a análise solicitada.
E-mails
Também é possível pedir ao Copilot para te ajudar a redigir e-mails. Quanto mais claro e específico você for sobre o tipo de e-mail que deseja redigir, melhor será o resultado. Você pode informar o destinatário, o assunto e o corpo do e-mail, incluindo qualquer informação específica que você deseja colocar no texto. Por exemplo:
“Copilot, escreva um e-mail convidando a equipe do NATI para o evento de confraternização que acontecerá no auditório do TCEES, na próxima quarta-feira, às 13:30.”
Será gerado um texto no formato do e-mail, que você pode copiar e fazer as alterações necessárias!
O Copilot e o ChatGPT são muito parecidos! O funcionamento e a interface são semelhantes, facilitando sua transição de um para o outro, e permitindo que ambas as ferramentas te auxiliem com textos, arquivos e demais funcionalidades.
Porém, o ChatGPT possui algumas limitações, principalmente com o anexo de arquivos às mensagens. Há um limite diário de arquivos enviados, e no Copilot não há essa limitação.
Artigos Relacionados
- Ainda não há artigos relacionados. Quer sugerir um? Clique aqui!