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Home Armazenamento de Arquivos Armazenamento de Equipe

SharePoint: Como gerenciar acesso e compartilhamento

O SharePoint é a ferramenta que está por trás do armazenamento de Equipe e possui funcionalidades que fomentam a colaboração e o trabalho em equipe. Você pode acessá-lo no Explorador de Arquivos, através das Equipes no Teams ou por sua versão Web. 

Quando a SGP cria uma conta, o e-TCEES atribui automaticamente as Equipes que o usuário tem acesso, baseando-se no setor. Caso seja necessário ter acesso a outras Equipes, basta abrir um chamado no service desk indicando o nome da Equipe e os usuários que devem ser adicionados. 

As Equipes agrupam as pessoas por setores, grupos de trabalho ou comissões. Todas as informações compartilhadas dentro de cada Equipe (como mensagens e arquivos, por exemplo) ficam restritas a seus participantes.  Os Canais são seções criadas dentro de cada Equipe. Eles são utilizados para manter as conversas organizadas. Podem-se criar, por exemplo, seções exclusivas para um projeto em andamento e adicionar somente as pessoas da Equipe que fazem parte dessa discussão.  

Confira o passo a passo de criação de canais.

Mesmo com o controle de acesso, é possível compartilhar os arquivos e facilitar o acesso a eles. Para compartilhar um arquivo criado em um dos programas do Microsoft 365, com o Word, por exemplo, abra o arquivo e clique na opção Compartilhar.

Figura 01 – Localização do botão “Compartilhar”

Assim como no OneDrive, é possível criar dois tipos de compartilhamento:  Enviar link ou Copiar Link. Ambas as maneiras possuem diversas configurações para atender ao propósito do compartilhamento.  

Na opção de Enviar link, será enviado um e-mail para as pessoas que você definir, informando que você compartilhou um arquivo ou pasta com elas. Defina: as configurações de compartilhamento, as pessoas que receberão o conteúdo compartilhado e, se desejar, uma mensagem personalizada. Quando terminar, clique em Enviar.

Figura 02 – Opção Enviar link

Na opção Copiar link, será gerado um link de acesso ao documento/pasta, que você poderá enviar para as pessoas. Defina as configurações de compartilhamento e clique em Copiar. O link de acesso ao conteúdo foi copiado e você pode colar no lugar que desejar, como um chat ou e-mail, por exemplo.

Figura 03 – Opção Copiar Link

Para configurar o compartilhamento, independente da forma escolhida para compartilhar os arquivos, basta clicar na opção de compartilhamento que está sendo exibida por padrão. 

Confira os detalhes das configurações de compartilhamento.

Você também poderá cancelar o compartilhamento sempre que precisar, para isso, escolha o arquivo que deseja parar de compartilhar, clique com o botão direito, e selecione Gerenciar acesso.  Clique no ícone    ao final do link de compartilhamento, após a atualização da janela, clique no X para remover o link de compartilhamento e por consequência, o acesso àquele arquivo. 

Figura 04 – Localização do “Remover Link”


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