Instalação do DocumentSigner
O DocumentSigner é um software que possibilita a assinatura eletrônica de documentos nos sistemas do Tribunal de Contas do ES.
Pré-requisitos
- Estação de trabalho com Windows 10 ou 11;
- O software Microsoft .NET Framework (no mínimo na versão 4.5 ou superior). Esse programa é instalado automaticamente pelo DocumentSigner;
- Certifique-se que os drivers corretos do token do seu certificado digital estão instalados;
- Usuário com permissão de administrador da estação de trabalho;
- Navegadores compatíveis: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox e Microsoft Edge. Recomendamos o uso do Google Chrome.
Procedimento
1. Clique aqui para baixar o DocumentSigner 2.1.6;
2. Ao término do download, descompacte o arquivo;
3. Abra o arquivo e clique duas vezes sobre o DocumentSigner2-1-6.exe;
4. Clique em Próximo;
5. Clique em Instalar;
6. Aguarde enquanto o programa finaliza a instalação;
7. Deixe a opção “Iniciar o DocumentSigner” marcada e clique em Concluir;
8. Pronto, o DocumentSigner está instalado e pronto para ser utilizado!
Atualizações
1. Aparecerá a mensagem “Há uma atualização disponível, deseja atualizar?”.
2. Clique em Sim;
3. Aguarde enquanto o DocumentSigner carrega os arquivos da nova versão;
4. Clique em Instalar;
5. Deixe a opção “Fechar os aplicativos automaticamente” marcada e clique em Próximo;
6. Aguarde enquanto o programa finaliza a instalação;
7. Deixe a opção “Iniciar o DocumentSigner” marcada e clique em Concluir;
8. Pronto, o DocumentSigner está atualizado e pronto para ser utilizado.
Perguntas frequentes
Você pode encontrá-lo na barra de tarefas do Windows, ao lado do relógio. Passe o mouse sob o ícone, assim você verifica qual a versão do DocumentSigner instalada em sua máquina.
Figura 01 – Localização do DocumentSinger
Para forçar a atualização do DocumentSigner, clique com o botão direito no ícone (disponível perto do relógio) e depois na opção Verificar atualizações.
Figura 01 – Localização da opção “Verificar atualizações”
Para abrir os logs do DocumentSigner, clique com o botão direito no ícone (disponível perto do relógio) e depois na opção Abrir Logs.
Figura 01 – Localização da opção “Abrir logs”
Se você encontrou o DocumentSigner na barra de tarefas do Windows (conforme explicado em “Como encontrar o DocumentSigner?”), significa que ele está ativo em sua máquina.
Para fechar DocumentSigner, clique com o botão direito no ícone (disponível perto do relógio) e depois na opção Sair.
Figura 01 – Localização da opção “Sair”
O DocumentSigner é iniciado junto com o Windows por padrão, mas caso você precise de iniciá-lo manualmente, siga os seguintes passos:
1. Vá até a pasta de instalação. Por padrão, a instalação é realizada no seguinte caminho: C:\Program Files (x86)\TCEES\DocumentSigner\;
2. Dê um duplo clique no arquivo DocumentSigner.exe;
3. Verifique se o programa aparecerá na barra de tarefas do Windows.
Não. O usuário com permissões de administrador da máquina é requerido apenas para instalar o DocumentSigner. Não é necessário ser administrador da estação para utilizar o DocumentSigner.
Não. O DocumentSigner foi desenvolvido para funcionar especificamente com os sistemas desenvolvidos pelo TCE-ES.
Não, o DocumentSigner não necessita do Java instalado para que possa ser executado.
Artigos Relacionados