• Conteúdo 1
  • Menu 2
  • Rodapé 3
  • Portal TCE-ES
  • Link para Conteúdo Acessibilidade
  • Alto contraste
  • A- A A+
O Portal do TCEES utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para mais informações, acesse a nossa Política de privacidade.
logo-portal-ajudalogo-portal-ajudalogo-portal-ajudalogo-portal-ajuda
Home Rede, Internet e Telefonia FortiClient (VPN)

Problemas comuns da VPN

Os problemas relacionados à conexão VPN geralmente ocorrem devido a instabilidades da conexão de internet. A seguir, listamos os problemas comuns e como resolvê-los!

Algumas funcionalidades como o e-TCEES, armazenamento de equipe, abertura de chamados e e-mail coorporativo não necessitam de conexão com a VPN.

Ao tentar me conectar à VPN é exibida a mensagem: "Não foi possível estabelecer uma conexão VPN. O Servidor VPN pode estar inalcançável". Como proceder?

1.  Confirme se você está conectado à internet (tente entrar no www.google.com.br, por exemplo);

2.  Verifique se o seu antivírus está instalado e atualizado (caso você esteja utilizando um computador do TCE, siga a documentação: Como atualizar o antivírus de computadores do TCE? para instruções detalhadas);

3.  Se as opções anteriores não funcionaram, reinicie o seu computador e, em seguida, tente novamente se conectar à nossa VPN.

Ao tentar me conectar à VPN é exibida a mensagem: "Unable to establish the VPN connection. The VPN server may be unreachable". Como proceder?

1.  Confirme se você está conectado à internet (tente entrar no www.google.com.br, por exemplo);

2.  Verifique se o seu antivírus está instalado e atualizado (caso você esteja utilizando um computador do TCE, siga a documentação: Como atualizar o antivírus de computadores do TCE? para instruções detalhadas);

3.  Se as opções anteriores não funcionaram, reinicie o seu computador e, em seguida, tente novamente se conectar à nossa VPN.

Ao tentar me conectar à VPN é exibida a mensagem: "Seu antivírus está desatualizado". Como proceder?

Certifique-se de que um antivírus esteja instalado e atualizado no computador para que a conexão com a VPN seja estabelecida. Os antivírus mais populares e gratuitos (como Avast, AVG, e Avira) foram testados e funcionam corretamente.

Caso você esteja utilizando um computador do TCE, siga a documentação: Como atualizar o antivírus de computadores do TCE? para instruções detalhadas;

Preciso da VPN para acessar meu e-mail corporativo?

Não é necessário. Você pode acessar diretamente pelo endereço: https://webmail.tcees.tc.br

Preciso da VPN para abrir um chamado técnico?

Não é necessário. Você pode acessar diretamente pelo endereço: https://atendimento.tcees.tc.br.

Antes de abrir um chamado técnico relacionado à VPN do TCE-ES:

Reinicie seus equipamentos

Esse é um dos primeiros passos para solucionar problemas quando a Internet cai. Reiniciar o modem e o roteador permite aos aparelhos zerar o cache e outras funções que podem ser interrompidas em momentos de sobrecarga. Se o aparelho estiver com o software travado, por exemplo, após ser reiniciado o software retomará a sua operação.

Conecte sua máquina diretamente ao roteador

Se o problema estiver relacionado ao sinal de rede sem fio, uma boa escolha é conectar o seu dispositivo diretamente ao roteador ou modem por meio de um cabo de rede. Isso eliminará fatores como interferência eletromagnética e falhas na propagação do sinal. Deste modo, você terá acesso a um sinal muito mais robusto.

Conectando o modem ou o roteador diretamente ao seu aparelho, é possível mitigar erros na transferência de pacotes de dados. Além disso, a latência cairá. Com isso, sua Internet terá muito mais velocidade.

Verifique os cabos

A verificação do cabeamento também é uma medida que pode ser feita pra mitigar problemas caso a Internet caia e até mesmo de estabilidade na transferência de dados. O responsável pelo sinal de telefonia, por exemplo, pode ser afetado por chuvas. Há também a chance de o cabo estar rompido.

Por isso sempre faça uma análise dos seus cabos. Verifique se existem cortes ou pontos que precisam de reparos. Além do contato com cabos de energia, todos esses fatores podem atrapalhar o cabo a transferir o sinal de Internet entre o seu aparelho e os servidores das páginas que você acessa.


Artigos Relacionados

  • Reativar a licença da VPN
  • Forticlient para MAC
  • Instalação da VPN em máquinas pessoais
  • Conectando-se ao FortiClient (VPN)

Ainda precisa de ajuda?
Abra um chamado clicando aqui ou entre em contato conosco:
atendimento@tcees.tc.br       (027) 3334-7709

Não encontrou a documentação que procurava?
Você pode sugerir novas documentações clicando aqui.
Sugestão de Documentação
Se você não quiser se identificar, não tem problema 🙂

botão para escola de contas públicas Contatos
botão para serviço de informação ao cidadão SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
botão para LGPD - Proteção de Dados LGPD - Proteção de Dados
botão para assessoria de imprensa Secretaria de Comunicação
Telefone Geral: +55 27 3334-7600
Rua José Alexandre Buaiz, 157 - Enseada do Suá | Vitória - ES | CEP: 29.050-913

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

LINKS ÚTEIS

  • Dados Abertos
  • Licitações e Contratações
  • Ministério Público de Contas 
  • Instituto Rui Barbosa
  • Atricon

SERVIDORES

  • Intranet
  • Webmail
  • Administração
Siga o TCE-ES nas redes sociais e saiba mais da Corte Capixaba.