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Home Bem-vindo ao TCE-ES! Primeiros passos

Primeiro acesso ao ambiente de TI

Para acessar a sua conta do TCE-ES pela primeira vez, é necessário realizar a criação da sua senha ou instalar os programas necessários (caso queira utilizar equipamentos pessoais).

A seguir são apresentadas as orientações:

Pré-requisitos

  • Possuir uma conta de usuário ativa (matrícula do TCE-ES).
A conta de usuário é criada pela SGP (Secretaria de Gestão de Pessoas).

Equipamentos do TCE-ES

1.  Antes de levar o equipamento para casa é necessário realizar o primeiro acesso no computador conectado na rede do Tribunal.

A rede wi-fi utilizada pelos equipamentos forecidos pelo TCE-ES é a TCE Corporativo.
                                                                     Figura 01 – Exemplo de conexão à rede TCE-Corporativo

2.  Por ser o seu primeiro acesso, será solicitada a criação de uma nova senha. Digite a sua matrícula, a senha enviada para você e sua nova senha. Quando terminar, clique no ícone ;

Os pré-requisitos para a senha são:

    • Oito caracteres ou mais;
    • Pelo menos uma letra maiúscula, um número e um caractere especial;
    • Não possuir trechos do seu nome ou sobrenome.

Figura 02 – Tela de criação de senha

3.  Aguarde alguns minutos até que a sua conta seja criada no computador. Quando o processo de criação terminar, o equipamento já está pronto para ser usado em teletrabalho;

4.  Ao chegar no local onde o equipamento será usado, faça o login utilizando a sua matrícula e a senha criada. Conecte-se à uma rede de internet, através do wi-fi ou de um cabo de rede.

Equipamentos pessoais

1.  Entre no Office 365, digite sua matrícula e senha, e clique em Iniciar sessão;

A senha que deve ser informada, é a fornecida no e-mail de boas-vindas.

2.  Configure o autenticador;

Os pré-requisitos para a senha são:

    • Oito caracteres ou mais;
    • Pelo menos uma letra maiúscula, um número e um caractere especial;
    • Não possuir trechos do seu nome ou sobrenome.

Figura 01 – Tela de criação de senha

3.  Instale a VPN, para utilizar alguns recursos internos como os sistemas de desenvolvimento da SGTI e o sistema Senior. Se você for trabalhar utilizando o e-TCEES, não é necessário instalar;

4.  Instale o Teams, ferramenta de comunicação oficial do TCE-ES;

5.  Instalar o assinador de documentos, para utilizar o seu certificado digital nos sistemas do Tribunal;

6.  Pronto! Seu computador está configurado.


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