
- Estação de trabalho com Windows 10 ou 11;
- O software Microsoft .NET Framework (no mínimo na versão 4.5 ou superior). Esse programa é instalado automaticamente pelo DocumentSigner;
-
Certifique-se que os drivers corretos do token do seu certificado digital estão instalados;
- Usuário com permissão de administrador da estação de trabalho.
- Navegadores compatíveis: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox e Microsoft Edge. Recomendamos o uso do Google Chrome.
Instalação:
-
- Clique aqui para baixar o DocumentSigner 2.1.4;
Se você utiliza certificado em nuvem, instale a versão de teste DocumentSigner 2.1.5 - Ao término do download, descompacte o arquivo;
- Abra o arquivo e clique duas vezes sobre o DocumentSigner2-1-4.exe;
-
Clique em Próximo;
-
Clique em Instalar;
- Aguarde enquanto o programa finaliza a instalação
-
Deixe a opção “Iniciar o DocumentSigner” marcada e clique em Concluir;
- Pronto, o DocumentSigner está instalado e pronto para ser utilizado.
- Clique aqui para baixar o DocumentSigner 2.1.4;
Atualizações:
-
-
Aparecerá a mensagem “Há uma atualização disponível, deseja atualizar?”. Clique em Sim;
-
Aguarde enquanto o DocumentSigner carrega os arquivos da nova versão;
-
Clique em Instalar;
-
Deixe a opção “Fechar os aplicativos automaticamente” marcada e clique em Próximo;
- Aguarde enquanto o programa finaliza a instalação;
-
Deixe a opção “Iniciar o DocumentSigner” marcada e clique em Concluir;
-
Pronto, o DocumentSigner está atualizado e pronto para ser utilizado
-
Perguntas frequentes
Você pode encontrar o DocumentSigner na barra de tarefas do Windows, ao lado do relógio. Passe o mouse sob o ícone para ver a versão do DocumentSigner instalada em sua máquina.
Para forçar a atualização do DocumentSigner, clique com o botão direito no ícone (disponível perto do relógio) e depois na opção “Verificar atualizações”.
Armazena-se o status do DocumentSigner em um arquivo de texto, presente na pasta “Documentos” do usuário que está utilizando a máquina.
Para abrir esse arquivo, clique com o botão direito no ícone (disponível perto do relógio) e depois na opção “Abrir Logs”.
Se você encontrou o DocumentSigner na barra de tarefas do Windows (conforme explicado no passo anterior), significa que o mesmo está ativo em sua máquina.
Por padrão, o DocumentSigner é instalado em: C:\Program Files (x86)\TCEES – Sistemas\DocumentSigner\
- Abra o Gerenciador de Tarefas do Windows;
- Clique na aba Processos;
- Procure pelo processo DocumentSigner.exe;
- Clique em Finalizar Processo.
O DocumentSigner é iniciado junto com o Windows por padrão, mas caso você precise de iniciá-lo manualmente, siga os seguintes passos:
- Vá até a pasta de instalação. Por padrão, a instalação é realizada no seguinte caminho: C:\Program Files (x86)\TCEES – Sistemas\DocumentSigner\
- Dê um duplo clique no arquivo DocumentSigner.exe
- Verifique se o programa aparecerá na barra de tarefas do Windows.
Não. O usuário com permissões de administrador da máquina é requerido apenas para instalar o DocumentSigner. Não é necessário ser administrador da estação para utilizar o DocumentSigner.
Não. O DocumentSigner foi desenvolvido para funcionar especificamente com os sistemas desenvolvidos pelo TCE-ES.
Não, o DocumentSigner não necessita do Java instalado para que possa ser executado.