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Home Aplicativos e Softwares Certificado Digital

Como validar se os drivers do token estão instalados? 

Nesta documentação, você encontrará como verificar se os drivers do token estão instalados corretamente, realizar testes e verificar seu funcionamento do seu token. Eles são utilizados para assinar documentos, tanto no e-TCEES, CidadES e no Acesso identificado.
Caso os drivers não estejam instalados solicite ajuda técnica ou siga a documentação de instalação dos drivers do certificado digital.
Verificando a instalação

1.  Na barra de pesquisa do menu Iniciar digite Painel de Controle;

2.  Clique em Programas e Recursos;

Figura 01 – Localização da opção “Programas e recursos”

3. Verifique se os aplicativos referente ao seu certificado estão instalados. Essa informação pode ser obtida com a certificadora que emitiu o certificado.

No TCE-ES, por exemplo, há os seguintes modelos:

    • Se o certificado for Valid, os aplicativos necessários são SafeSign e Giesecke:

Figura 02 – Certificado Valid e seus drivers 

    • Se o certificado for SafeNet, o aplicativo necessário é o SafeNet Authentication Client:

Figura 03 – Certificado Safenet e seu driver

4.  Se encontrar o aplicativo necessário para o seu certificado, os drivers do seu token estão instalados.

Verificando o funcionamento

Certificado digital Valid

1.  Na barra de pesquisa do menu Iniciar, digite Administração de Token;

2.  Verifique em Nome da leitora ou do Token a opção com o nome completo cadastrado no Token e se ao lado o status do Token está operacional; 

Figura 02 – Localização da opção “Status do Token”.

3.  Se o Status do Token estiver operacional os drivers estão instalados.

Certificado digital SafeNet

1.  Clique em ícones ocultos (seta presente na direita da barra de tarefas);
2.  Abra o aplicativo SafeNet; 

Figura 01 – Localização do aplicativo “SafeNet”

3.  Clique no ícone de engrenagem, na parte superior direita;

Figura 02 – Localização do ícone de engrenagem 

4.  Clique em Token VALID e depois em Certificados do Usuário;

5.  Verifique se em Emitido para está o nome cadastrado no Token, caso esteja os drivers estão instalados e reconhecendo o Certificado;

Figura 03 – Localização da opção “Certificados do Usuário” 

Outros modelos

  1. Realize uma assinatura avulsa através do e-TCEES ou acesse ao Acesso Identificado com certificado digital;
  2. Tente assinar um documento PDF no Adobe ou outras plataformas de assinatura.

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