Problemas comuns da VPN
Os problemas relacionados à conexão VPN geralmente ocorrem devido a instabilidades da conexão de internet. A seguir, listamos os problemas comuns e como resolvê-los!
Para evitar que a VPN desconecte por inatividade, deixe sempre marcada a opção “Sempre para cima”. Caso deseja, também pode marcar a opção “Auto Conectar” para que VPN inicie junto da máquina, evitando que você precise abrir o FortiClient para conectar-se.
Figura 01 – Localização dos botões “Auto Conectar” e “Sempre para cima”
- Confirme se você está conectado à internet (tente entrar no www.google.com.br, por exemplo);
- Verifique se o seu antivírus está instalado e atualizado (caso você esteja utilizando um computador do TCE, visite a seção: Como atualizar o antivírus de computadores do TCE? para instruções detalhadas);
- Se as opções anteriores não funcionaram, reinicie o seu computador e, em seguida, tente novamente se conectar à nossa VPN.
- Confirme se você está conectado à internet (tente entrar no www.google.com.br, por exemplo);
- Verifique se o seu antivírus está instalado e atualizado (caso você esteja utilizando um computador do TCE, visite a seção: Como atualizar o antivírus de computadores do TCE? para instruções detalhadas);
- Se as opções anteriores não funcionaram, reinicie o seu computador e, em seguida, tente novamente se conectar à nossa VPN.
Ao tentar me conectar à VPN é exibida a mensagem: "Seu antivírus está desatualizado". Como proceder?
Certifique-se de que um antivírus esteja instalado e atualizado no computador para que a conexão com a VPN seja estabelecida. Os antivírus mais populares e gratuitos (como Avast, AVG, e Avira) foram testados e funcionam corretamente.
Caso você esteja utilizando um computador do TCE, visite a seção: Como atualizar o antivírus de computadores do TCE? para instruções detalhadas.
Normalmente isto indica que a senha do usuário está expirada ou incorreta. Tente acessar o webmail para verificar se sua senha continua válida.
Não é necessário. Você pode acessar diretamente pelo endereço: https://webmail.tcees.tc.br
Não é necessário. Você pode acessar diretamente pelo endereço: https://atendimento.tcees.tc.br.
Antes de abrir um chamado técnico relacionado à VPN do TCE-ES:
Esse é um dos primeiros passos para solucionar problemas quando a Internet cai. Reiniciar o modem e o roteador permite aos aparelhos zerar o cache e outras funções que podem ser interrompidas em momentos de sobrecarga. Se o aparelho estiver com o software travado, por exemplo, após ser reiniciado o software retomará a sua operação.
Se o problema estiver relacionado ao sinal de rede sem fio, uma boa escolha é conectar o seu dispositivo diretamente ao roteador ou modem por meio de um cabo de rede. Isso eliminará fatores como interferência eletromagnética e falhas na propagação do sinal. Deste modo, você terá acesso a um sinal muito mais robusto.
Conectando o modem ou o roteador diretamente ao seu aparelho, é possível mitigar erros na transferência de pacotes de dados. Além disso, a latência cairá. Com isso, sua Internet terá muito mais velocidade.
A verificação do cabeamento também é uma medida que pode ser feita pra mitigar problemas caso a Internet caia e até mesmo de estabilidade na transferência de dados. O responsável pelo sinal de telefonia, por exemplo, pode ser afetado por chuvas. Há também a chance de o cabo estar rompido.
Por isso sempre faça uma análise dos seus cabos. Verifique se existem cortes ou pontos que precisam de reparos. Além do contato com cabos de energia, todos esses fatores podem atrapalhar o cabo a transferir o sinal de Internet entre o seu aparelho e os servidores das páginas que você acessa.
Lembre-se sempre de deixar marcada a opção “Sempre para cima“, para evitar que a VPN desconecte por inatividade, como mostra a imagem a seguir:
Figura 01 – Localização do botão “Sempre para cima”