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Mensagens e problemas que podem ocorrer ao assinar

A assinatura digital pode ser realizada por meio do certificado digital, pertencente à cadeia ICP-Brasil, ou pelo Gov.br, que utiliza a infraestrutura do Governo Federal para validação e autenticação dos usuários.

Em alguns casos, podem ocorrer mensagens ou situações específicas durante o processo de assinatura. Confira abaixo as principais ocorrências conhecidas e orientações sobre como proceder:

Gov.br

A assinatura gov.br permite no máximo 100 documentos por vez

Ao realizar uma assinatura em lote utilizando o Gov.br, o código de autorização permanece válido por 10 minutos. Nesse período, é possível assinar até 100 documentos. Após esse tempo, será solicitado pelo sistema uma nova validação através de um código pelo aplicativo (caso possua a autenticação em duas etapas) ou via SMS.

Assinatura gov.br disponível apenas para nível prata ou ouro. Veja como elevar o nível da sua conta

Para utilizar a maioria dos serviços do TCE-ES, é necessário possuir conta Gov.br de nível prata ou ouro.

Saiba como elevar o nível da sua conta consultando esta documentação.

Não foi possível concluir a assinatura. Certifique-se de digitar o código correto enviado pelo Gov.br

Ao assinar através dos sistemas do TCE-ES utilizando o Gov.br, será solicitado pelo sistema um código de verificação enviado ao seu celular pelo aplicativo (caso possua a autenticação em duas etapas) ou via SMS. Verifique se o código foi digitado corretamente antes de prosseguir.

Código não chega no celular

Verifique se o aplicativo Gov.br está corretamente instalado e se você está conectado à sua conta. Caso utilize a autenticação em duas etapas, confira se o código foi enviado pelo próprio aplicativo ou, se for o caso, por SMS.

Erro 403

O código de erro 403 pode ocorrer após uma tentativa de login na sua conta Gov.br e indica que o acesso foi negado.

Esse erro pode aparecer tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Para saber mais sobre como resolver, consulte a documentação oficial do portal Gov.br.

Os serviços de consulta de informações da Receita Federal encontram-se sobrecarregados. Tente novamente mais tarde

Se, ao tentar assinar, ocorrer uma mensagem indicando sobrecarga nos serviços da Receita Federal, aguarde alguns minutos e tente novamente.

Figura 01 – Tela de Erro do Gov.br ao assinar

Cadastro no Gov.br fora do Brasil

Atualmente, o contrato de envio de mensagens SMS do Gov.br permite o envio apenas dentro do território brasileiro.

Confira as orientações sobre cadastro de telefone nos requisitos para acesso aos serviços do Gov.br.

Certificado Digital

“Certificado não localizado. Reconecte o token.”

1.  Caso o certificado digital não esteja conectado no computador, conecte-o a uma porta USB. Caso já esteja conectado, tente trocar a porta;
2.  Se o passo anterior não funcionar, reinstale os drives do seu certificado. 

Caso você seja servidor do TCE-ES, é necessário abrir um chamado solicitando a reinstalação dos drives to certificado e informando qual o modelo do seu token.

“É necessário instalar o assinador de documentos”

Verifique se você possui a versão atualizada do DocumentSigner e se ele está ativo em seu computador. 

“Verifique se o assinador está aberto.”

Verifique se o assinador está aberto em seu computador.

Nenhum erro acima

Utilize esta documentação com testes sobre o DocumentSigner para solucionar o problema de reconhecimento do certificado digital em seu computador.


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