Mensagens e problemas que podem ocorrer ao assinar
A assinatura digital pode ser realizada por meio do certificado digital, pertencente à cadeia ICP-Brasil, ou pelo Gov.br, que utiliza a infraestrutura do Governo Federal para validação e autenticação dos usuários.
Em alguns casos, podem ocorrer mensagens ou situações específicas durante o processo de assinatura. Confira abaixo as principais ocorrências conhecidas e orientações sobre como proceder:
Ao realizar uma assinatura em lote utilizando o Gov.br, o código de autorização permanece válido por 10 minutos. Nesse período, é possível assinar até 100 documentos. Após esse tempo, será solicitado pelo sistema uma nova validação através de um código pelo aplicativo (caso possua a autenticação em duas etapas) ou via SMS.
Para utilizar a maioria dos serviços do TCE-ES, é necessário possuir conta Gov.br de nível prata ou ouro.
Saiba como elevar o nível da sua conta consultando esta documentação.
Ao assinar através dos sistemas do TCE-ES utilizando o Gov.br, será solicitado pelo sistema um código de verificação enviado ao seu celular pelo aplicativo (caso possua a autenticação em duas etapas) ou via SMS. Verifique se o código foi digitado corretamente antes de prosseguir.
Verifique se o aplicativo Gov.br está corretamente instalado e se você está conectado à sua conta. Caso utilize a autenticação em duas etapas, confira se o código foi enviado pelo próprio aplicativo ou, se for o caso, por SMS.
O código de erro 403 pode ocorrer após uma tentativa de login na sua conta Gov.br e indica que o acesso foi negado.
Esse erro pode aparecer tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Para saber mais sobre como resolver, consulte a documentação oficial do portal Gov.br.
Se, ao tentar assinar, ocorrer uma mensagem indicando sobrecarga nos serviços da Receita Federal, aguarde alguns minutos e tente novamente.
Figura 01 – Tela de Erro do Gov.br ao assinar
Atualmente, o contrato de envio de mensagens SMS do Gov.br permite o envio apenas dentro do território brasileiro.
Confira as orientações sobre cadastro de telefone nos requisitos para acesso aos serviços do Gov.br.
1. Caso o certificado digital não esteja conectado no computador, conecte-o a uma porta USB. Caso já esteja conectado, tente trocar a porta;
2. Se o passo anterior não funcionar, reinstale os drives do seu certificado.
Verifique se você possui a versão atualizada do DocumentSigner e se ele está ativo em seu computador.
Verifique se o assinador está aberto em seu computador.
Utilize esta documentação com testes sobre o DocumentSigner para solucionar o problema de reconhecimento do certificado digital em seu computador.
