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Home Aplicativos e Softwares DocumentSigner

Solução de problemas  

Seu DocumentSigner não está funcionando conforme o esperado? A seguir abordaremos alguns testes que podem auxiliar na identificação e resolução de possíveis problemas na instalação ou configuração do programa ou do seu certificado digital.

“Certificado não localizado. Reconecte o token.”

1.  Caso o certificado digital não esteja conectado no computador, conecte-o a uma porta USB. Caso já esteja conectado, tente trocar a porta;
2.  Se o passo anterior não funcionar, reinstale os drives do seu certificado. 

Caso você seja servidor do TCE-ES, é necessário abrir um chamado solicitando a reinstalação dos drives to certificado e informando qual o modelo do seu token.

“É necessário instalar o assinador de documentos”

Verifique se você possui a versão atualizada do DocumentSigner e se ele está ativo no computador. 

“Verifique se o assinador está aberto.”

Verifique se o assinador está aberto em seu computador.

Testes

1.  Feche o DocumentSigner, ative-o novamente e tente realizar a assinatura novamente após isso, tente realizar a assinatura novamente;

a.  Para fechar o programa, clique no ícone do DocumentSigner com o botão direito e depois clique em Sair. O ícone fica localizado na seta, próxima à hora/data;

Figura 01 – Localização da opção “Sair”

b.  Após ter fechado, ative-o novamente;

3.  Tente realizar a assinatura em outro navegador. Caso funcione, verifique se a versão do navegador utilizado está atualizada;

4.  Tente realizar a assinatura em uma guia anônima. Caso funcione, realize uma limpeza do cache no navegador utilizado;

5.  Verifique se os drives do certificado estão instalados e funcionando corretamente. Você pode realizar esse teste tentando utilizar outro programa de assinatura de documentos;

6.  Tente realizar a assinatura em outro computador. Caso funcione, procure a TI de seu órgão para analisar e solucionar possíveis problemas na instalação ou no sistema operacional.

7.  Tente realizar a assinatura utilizando outra rede. Caso funcione, procure a TI de seu órgão para analisar e solucionar possíveis bloqueios na rede que impossibilitam o programa de se comunicar com os sistemas do TCE-ES;

8.  Tente abrir os links abaixo:

a.  Este link apresenta os certificados digitais instalados em seu computador: https://localhost:8070/api/Client/ReadCertificates

b.  Este link apresenta a versão do DocumentSigner que está instalado em seu computador: https://localhost:8070/api/Client/GetVersion

Testes extras que podem ser realizados pelos cidadãos e jurisdicionados

1.  Reinstale os drivers do seu certificado e teste a assinatura em outra plataforma (como o Adobe Acrobat ou a plataforma gov.br);

2.  Caso utilize algum antivírus, realize a desativação e após 5 minutos realize um novo teste de assinatura. Alguns antivírus, como o Kaspersky, podem bloquear o acesso à determinados portas de comunicação;

3.  Verifique plugins/extensões existentes no navegador utilizado e desative-as temporariamente;

4. Verifique se há proxy ativado. Para isso, siga este passo a passo:

a.  Em seu computador, vá no menu iniciar;

b.  Digite e selecione Configuração de proxy;

c.  Se a opção de Configuração manual de proxy estiver ativada, significa que você está usando um servidor proxy;

Figura 01 – Localização de “Configuração manual de proxy”

d.  Com a autorização da TI, realize a desativação e após 5 minutos, faça um novo teste de assinatura.

Observação: Caso funcione algum dos testes acima, orientamos que procure a TI de seu órgão para analisar e solucionar o problema em seu computador;

Nenhum dos testes solucionou o problema. O que fazer?

Abra um chamado no Service desk, informando os testes realizados acima e as informações abaixo:  

1.  Com o DocumentSigner em funcionamento na sua máquina, envie os logs do programa. Para isso, siga este passo a passo: 

a. Clique no ícone do DocumentSigner com o botão direito e depois clique em Abrir logs. O ícone fica localizado na seta, próxima à hora/data; 

Figura 01 – Localização da opção “Abrir logs” 

b.  Ao abrir os logs, clique em Arquivo > Salvar Como; 

c.  Escolha o local que deseja salvar.

2. Nos encaminhe um arquivo PDF (pode ser uma página em branco) assinado pelo certificado que você está testando.


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