
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) participou do 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo, em Cuiabá, apresentando cinco trabalhos realizados na Corte capixaba. As palestras dos servidores do TCE-ES englobaram três áreas: Transparência e Controle Social, Regimes Próprios de Previdência Social e Contratações, Parcerias Público-Privadas e Tecnologia da Informação. O evento, ocorrido na última semana, é uma realização do TCE de Mato Grosso e da Associação dos Membros dos TCs (Atricon), com apoio da Associação Nacional dos Auditores (Audicon).
O painel sobre transparência contou com palestras dos auditores Bruno Fardin Faé, que apresentou a auditoria da transparência ativa dos municípios capixabas, e José Carlos Campana Filho, que falou sobre o CidadES – Controle Social (ferramenta de divulgação dos dados fiscais e econômicos dos municípios e do Estado).
Sobre previdência, o auditor Diego Henrique F. Torres ministrou duas palestras: auditoria de sustentabilidade dos RPPS e controle de RPPS por meio das prestações de contas anuais. Por fim, na oficina temática sobre PPP, Bruno Faé falou sobre “Fiscalização da área de TI”.
O 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo contou com a apresentação de 67 trabalhos desenvolvidos por tribunais de Contas de todo o país, voltados às atividades de auditoria e fiscalização, em áreas como análise de contas, educação, saúde, segurança pública, obras públicas, previdência, entre outros.
O evento teve como objetivo compartilhar conhecimentos consolidados e com resultados efetivos nas instituições. Os temas abordados estão relacionados às atividades de auditoria e fiscalização, ao estímulo à transparência e ao controle social e à melhoria da gestão interna dos TCs, tudo em consonância com o Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC).
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866