
As iniciativas de Inteligência Artificial (IA) do TCE-ES foram apresentadas pela Secretaria Geral de Tecnologia da Informação a servidores da Defensoria Pública do Estado, interessados em conhecer as ferramentas e trocar experiências sobre o tema.
A reunião foi realizada nesta sexta-feira (9), conduzida pelo secretário-geral de Tecnologia da Informação do TCE-ES, Klayson Bonatto, e durante o encontro foram apresentadas ferramentas como o Chat TCE-ES, a Análise de Pautas das Sessões e também o HubIA, o hub de IA do tribunal.
Participaram da conversa o assessor de administração estratégica e de inovação, Ivan Mayer Caron, o diretor de tecnologia da informação, Maurício Lamego e outros integrantes da Defensoria Pública.
O secretário de TI de Soluções Corporativas e Apoio Operacional, Igor Magri, apresentou aos participantes a ferramenta de geração de extratos de deliberação, que faz parte do e-TCEES. “Foi o primeiro sistema que a gente usou a IA generativa. O e-TCEES passa o voto vencedor para o HubIA, que devolve o resumo do extrato da deliberação e os apontamentos para cada responsável mencionado no voto. Antes essa atividade era feita de forma manual pelos servidores da SGS, mas agora o sistema traz as informações de forma automatizada”.
Em seguida, foi apresentada a ferramenta de análise das pautas sessões, específica para assessores de gabinetes. Antes, esses servidores tinham que ler vários documentos para elaborar um resumo técnico para o conselheiro tomar suas decisões. Agora, esse resumo é feito em um clique. “Anteriormente essa atividade levava dias, mas agora o sistema já traz esse resumo pronto em um clique. E o servidor só tem que conferir o que foi proposto pela Inteligência Artificial, para verificar se há alguma inconformidade e realizar os ajustes”, mostrou.
Magri apresentou ainda a ferramenta de Instrução Assistida, utilizada pelos auditores no e-TCEES para a geração de peças processuais. “O sistema gera as instruções de forma automática, com o uso de dados estruturados e IA. O auditor faz os ajustes que considera necessários, e depois submete a peça de volta para o processo. O auditor continua tendo toda a autonomia. O conteúdo do documento gerado é só uma sugestão.”, afirmou.
HubIA
Na sequência, o coordenador do Núcleo de Inovação e Gestão de Dados (Niged), Pedro Busatto, apresentou o HubIA, que pode ser entendido como um provedor de serviços de IA para os outros sistemas do TC, e detalhou também o ChatTCEES, que funciona de forma similar ao ChatGPT, mas que atua em bases de conhecimento internas do TCE-ES. Atualmente estão disponíveis as bases de jurisprudência, atos normativos e suporte em TI.
“Ele gera uma resposta à pergunta feita pelo usuário e apresenta as referências, os documentos que ele utilizou para gerar essa resposta. Então, se a pessoa tiver alguma dúvida, é só clicar na referência. Frisamos sempre que é necessária a checagem das informações fornecidas pela IA utilizando os documentos que forem citados como referência”, pontuou.
Ao longo da apresentação, os servidores da Defensoria puderam debater sobre a arquitetura tecnológica, custos e composição das equipes de TI, entre outros temas.
“A apresentação de vocês foi bem elucidativa. Vocês atacaram dores diferentes de cada setor e estão avançando em outras áreas. A gente sabe que essas integrações são difíceis de serem feitas, é necessário conhecimento técnico muito específico para desenvolver essas soluções. A gente está evoluindo na Defensoria também e estamos conversando com várias instituições públicas para conhecer as iniciativas de IA”, afirmou Ivan, ao final da reunião.
O secretário Klayson Bonatto agradeceu aos colegas da Defensoria pelo interesse em conhecer as ferramentas de IA do TCE-ES. “É tudo muito novo. Também estamos aprendendo o tempo todo. As tecnologias relacionadas a IA evoluem muito rapidamente, então eu considero reuniões como essa muito importantes e proveitosas. Temos que conhecer um o trabalho do outro, pois estamos aqui com o mesmo objetivo de entregar serviços cada vez melhores para a população capixaba”, concluiu.
Resumo em tópicos
|
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866