
O auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Guilherme Bride Fernandes ministrou minicurso dentro da programação da 21ª edição do Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, em Manaus. O tema da apresentação foi a importância do Estudo Técnico Preliminar (ETP) para obras e serviços de engenharia.
Segundo o auditor, o ETP é uma peça fundamental para garantir a viabilidade técnica, econômica e ambiental dos empreendimentos. No entanto, sua elaboração é frequentemente negligenciada.
“A ausência ou deficiência do ETP pode comprometer todas as fases subsequentes, resultando em projetos mal concebidos, custos elevados e obras que não atendem às necessidades da população”, enfatizou Guilherme, ao recomendar uma análise criteriosa e bem fundamentada que antecede a decisão pela contratação.
“ETP é um conjunto de análises que ocorrem entre a identificação da demanda e a decisão por contratar determinada solução”, afirmou o auditor. “Compreender essa dinâmica é mais importante do que memorizar uma lista de itens a serem preenchidos, permitindo que os agentes públicos tomem decisões mais conscientes e eficientes”, concluiu Bride na apresentação feita na segunda-feira (18).
Comitiva
Além de Guilherme Bride, outros sete auditores estão representando o TCE-ES no XXI Sinaop. Participam dos debates Flávia Holz, Ana Emília Thomaz, Amanda Leal, Alisson Silva de Andrade, Amanda Leal, Wiliam Ribeiro Mota, Anderson Rolim e Lygia Wilken.
Na edição de 2025, o evento discute inovações e tecnologias na engenharia para a construção de infraestrutura sustentável, resiliente e de baixo impacto ambiental. Também analisa como as obras públicas podem ser planejadas e executadas de forma a minimizar os impactos ambientais e promover a conservação dos recursos naturais e debater os desafios e as melhores práticas na gestão e fiscalização de obras públicas, garantindo a eficiência, a transparência e o combate à corrupção.
A programação técnica explora como a infraestrutura pode conectar diferentes regiões do país, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de forma equilibrada, além de abordar o papel fundamental dos Tribunais de Contas na fiscalização dos gastos públicos e na promoção da boa governança, contribuindo para a sustentabilidade das obras e a proteção do interesse público.
O XXI Sinaop é uma realização do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O evento seguirá até o dia 22 de agosto, na sede da Corte Amazonense, em Manaus (AM).
Resumo em tópicos
|
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866