
O auditor Felipe Fonseca Salerno, da SecexSocial, recebeu o prêmio de melhor artigo no Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). O trabalho foi desenvolvido em parceria com Fernanda Salerno, irmã gêmea de Felipe e auditora do TCE-RS, e com Antônio Maçada, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O artigo apresentado pelo grupo teve como título “Impacto da orquestração de dados na geração de valor dos dados no ecossistema dos Tribunais de Contas à luz da teoria da orquestração de recursos”.
“Fiquei muito feliz em participar do EnANPAD 2025 e ver nosso trabalho sobre orquestração e valor dos dados nos Tribunais de Contas ser reconhecido com o prêmio de melhor artigo da Divisão de Administração da Tecnologia da Informação. Foi uma alegria ainda maior dividir essa conquista com minha irmã gêmea. Agradeço ao professor e coautor Antônio Maçada pela parceria e a todos os profissionais dos tribunais que participaram”, disse Felipe após o evento.
O auditor Rodrigo Rezende e a servidora Eliane Cabrini Ramalho também foram selecionados para apresentarem seus trabalhos no encontro. Enquanto Rodrigo abordou o tema “Monitoramento e avaliação de políticas públicas apoiados em dados: revisão sistemática de tecnologia e métodos”, Eliane apresentou o trabalho “Governança Pública e Reconstrução da Credibilidade das Entidades Fiscalizadoras Superiores: uma revisão sistemática”.
“Esse evento acontece todo ano e tem um cunho acadêmico, congregando diversos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Foi muito bom participar porque, apesar de não ser um evento voltado para os Tribunais de Contas, ele tem muito a agregar”, avaliou Rodrigo.
“Acredito que os auditores deveriam submeter mais artigos para esses encontros e se aproveitar das perspectivas apresentadas em outros locais que podem contribuir com o Controle Externo”, acrescentou.
Eliane, por sua vez, ressaltou a possibilidade de integração que o encontro proporciona.
“O evento permite ampliar conexões com pesquisadores e instituições de referência, abrindo caminhos para futuras cooperações acadêmicas e profissionais”, disse.
“Além disso, os debates e feedbacks recebidos possibilitam refinamentos importantes para a dissertação em andamento, fortalecendo a qualidade acadêmica e a relevância prática do estudo”, concluiu a servidora.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866