
Em uma oportunidade única para que gestores municipais tenham seus projetos, programas ou políticas públicas avaliados gratuitamente, estão abertas as inscrições para a 3ª edição da Janela Avaliação, iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Itaú Social e a Flacso Brasil.
A chamada pública é voltada para órgãos e entidades municipais interessados em avaliar políticas e programas públicos por meio do método colaborativo e formativo da Assessoria para Avaliação. As inscrições vão até o dia 30 de julho.
De acordo com a secretária de Controle Externo de Políticas Públicas Sociais do TCE-ES, Cláudia Mattiello, o curso é uma excelente oportunidade para os municípios fortalecerem suas capacidades em monitoramento e avaliação de políticas públicas. “É importante criar essa capacidade local, induzir boas práticas e transformar, de forma estruturada, a maneira como as políticas públicas são concebidas, monitoradas e avaliadas no Espírito Santo”, defende.
No curso “Janela Avaliação 3ª edição – Municípios”, os participantes poderão avaliar, gratuitamente, uma política, programa ou projeto por meio de metodologia colaborativa da ENAP, em parceria com a Fundação Itaú e Flacso Brasil. Será oferecida Assessoria para Avaliação de treinamento e desenvolvimento de pessoas em avaliação de políticas públicas, do tipo learn by doing, ofertada para equipes de servidores públicos que precisam realizar uma avaliação e necessitam de orientação técnica.
A duração do curso é de 12 semanas, a partir de setembro de 2025, e cada equipe deve ter pelo menos 5 participantes, incluindo o gestor responsável. Consórcios de municípios ou projetos desenvolvidos em parceria também são incentivados a participar.
A secretária Claudia Mattiello explica que o programa é uma oportunidade estratégica para os gestores dos municípios do Espírito Santo aprimorarem a governança local, assim como, equipes técnicas comprometidas com a qualidade e transparência da administração pública. “É uma iniciativa que propõe selecionar programas públicos para serem avaliados. Os municípios têm a oportunidade enviar seus próprios programas fortalecendo, assim, seus processos de avaliação.”
O processo inclui oficina semanal remota e atividades práticas orientadas. Para mais informações acesse o site do ENAP e faça sua inscrição!
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866