
Na última sexta-feira (16), foi realizado o último curso do Encontro de Formação em Controle (Enfoc) – Trilha Prioritária 2025. O tema “Gestão por Competências na Administração Pública 5.0 – uso de Inteligência Artificial como ferramenta de apoio e o estudo de caso: mapeamento das competências dos Agentes de Contratação à luz da Lei 14.133/21” ministrado pelo secretário da Escola de Contas (ECP) e auditor, Fábio Vargas, na sede do TCE-ES, em Vitória.
O objetivo do curso foi capacitar os servidores e gestores públicos para aplicar o modelo de gestão por competências de forma alinhada aos desafios da Administração Pública contemporânea, especialmente, diante das transformações em consequência pela Administração 5.0. Assim, a proposta do curso promovida no Enfoc foi incluir o uso estratégico da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio ao mapeamento, avaliação e desenvolvimento de competências. Fábio explica que o curso contribui para o desenvolvimento de uma gestão mais eficiente de pessoas, alinhada ao planejamento estratégico e às exigências normativas.
“A relevância do curso também se destaca com o advento da Lei nº 14.133/2021 (nova Lei de Licitações e Contratos), que torna obrigatória a adoção da gestão por competências para os agentes públicos que atuam nas contratações. Nesse sentido, o curso fornece os conhecimentos e as ferramentas necessárias para atender a essa exigência legal, promovendo profissionalização e segurança jurídica nas contratações públicas.”
Durante o curso, os principais tópicos abordados foram a evolução da gestão pública e os pilares da Administração 5.0. Além disso, o conceito e fundamentos da gestão por competências (modelos CHA e CHADE) e diferenças entre competências individuais, coletivas e organizacionais. O mapeamento de competências técnicas e comportamentais também foi tema do curso ministrado por Fábio. Outros pontos de destaque foram a integração entre competências e instrumentos de gestão de pessoas (seleção, capacitação, avaliação e desenvolvimento).
Ao final do curso, o secretário falou as principais habilidades e conhecimentos que os participantes conseguiram adquirir como, compreender o papel estratégico da gestão por competências na modernização da Administração Pública e aplicar conceitos de competências na construção de perfis profissionais alinhados às necessidades institucionais.
Mapear e descrever competências técnicas e comportamentais de forma estruturada também são pontos importantes. O conhecimento sobre Inteligência Artificial também foi destaque pelo auditor. “Utilizar ferramentas de IA como apoio no levantamento de competências a partir de documentos institucionais e promover a integração entre o modelo de competências e os processos de gestão de pessoas e planejamento estratégico.”
Para complementar os estudos, Fábio recomendou materiais didáticos do curso com conceitos, metodologias e exercícios práticos recomendados, e ferramentas de Inteligência Artificial sugeridas durante o curso. Além de exemplos de perfis por competência (com base em cargos previstos na Lei nº 14.133/2021) e modelos de metodologia para elaboração de inventário de competências técnicas e comportamentais.
Leituras complementares: LE BOTERF, Guy. Construindo as competências individuais e coletiva; LEME, Rogério. Aplicação prática da gestão de competências; LEME, Rogério. Avaliação de desempenho como foco em competência; SOUZA, Hugo Pena. Mapeamento de competências: uma metodologia aplicada à gestão de pessoas.
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