
A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) atendeu a 819 demandas, entre 2016 e 2017, sendo a maioria (604 atendimentos) do tipo “solicitação”, que são pedidos de esclarecimento, orientação ou providência acerca de matéria atinente à atuação ou ao funcionamento do Tribunal. O canal de comunicação preferencial da sociedade foi o e-mail, por onde foram realizados 572 atendimentos. As informações foram apresentadas pelo ouvidor do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, na Sessão Plenária desta terça-feira (19).
Do total de atendimentos, 403 foram realizados em 2016 e 359, em 2017 (até 08/12), totalizando 762 demandas. Soma-se, ainda, 57 feitos pelo sistema e-SIC, que passou a ser adotado pelo Tribunal em junho de 2017, a partir da adesão ao Programa Brasil Transparente, instituído pela Controladoria Geral da União.
Atendimentos
A Ouvidoria recebe, registra e responde às seguintes categorias de demandas: manifestações típicas de Ouvidoria, que se traduzem em elogios, sugestões, solicitações, reclamações e notícias de irregularidade; e manifestações oriundas da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), através do Serviço de Informações ao Cidadão.
Quanto às manifestações típicas de Ouvidoria – 762 atendimentos – o setor foi demandado da seguinte forma:
MÊS | TIPOS DE DEMANDA | ||||
SOLICITAÇÃO | NOTÍCIA DE IRREGULARIDADE | SUGESTÃO | RECLAMAÇÃO | ELOGIO | |
Janeiro/16 | 16 | 5 | 0 | 0 | 0 |
Fevereiro/16 | 23 | 5 | 1 | 1 | 1 |
Março/16 | 33 | 3 | 1 | 0 | 0 |
Abril/16 | 28 | 6 | 1 | 1 | 0 |
Maio/16 | 27 | 7 | 0 | 0 | 0 |
Junho/16 | 29 | 5 | 0 | 1 | 0 |
Julho/16 | 21 | 6 | 0 | 1 | 0 |
Agosto/16 | 31 | 7 | 0 | 0 | 0 |
Setembro/16 | 36 | 3 | 0 | 1 | 0 |
Outubro/16 | 34 | 4 | 3 | 1 | 1 |
Novembro/16 | 21 | 2 | 1 | 0 | 0 |
Dezembro/16 | 23 | 12 | 0 | 0 | 1 |
Janeiro/17 | 26 | 7 | 0 | 1 | 0 |
Fevereiro/17 | 21 | 7 | 0 | 0 | 0 |
Março/17 | 38 | 11 | 0 | 5 | 0 |
Abril/17 | 23 | 4 | 0 | 0 | 0 |
Maio/17 | 35 | 4 | 0 | 1 | 1 |
Junho/17 | 15 | 3 | 0 | 0 | 0 |
Julho/17 | 20 | 14 | 0 | 0 | 0 |
Agosto/17 | 23 | 7 | 0 | 0 | 0 |
Setembro/17 | 21 | 6 | 0 | 0 | 0 |
Outubro/17 | 32 | 2 | 0 | 0 | 0 |
Novembro/17 | 22 | 3 | 0 | 0 | 0 |
Dezembro/17 | 6 | 1 | 0 | 0 | 0 |
TOTAIS | 604 | 134 | 7 | 13 | 4 |
As demandas de Ouvidoria são recebidas por meio dos seguintes canais de comunicação disponibilizados ao cidadão:
- Atendimento presencial (no edifício-sede do Tribunal de Contas);
- Telefone (27 3334-7633 – Geral; 27 3334-7613 – “Como estou dirigindo?”)
- E-mail (ouvidoria@tcees.tc.br)
- Ouvidoria Online (https://www.tcees.tc.br/ouvidoria/contato/)
- Correspondência (Rua José Alexandre Buaiz, 157, Enseada do Suá, Vitória/ES – CEP: 29.050-913)
A Ouvidoria Online funciona através do preenchimento de um formulário eletrônico disponível na página da Ouvidoria, acessível por meio do portal do TCE-ES (https://www.tcees.tc.br/ouvidoria/).
Veja o detalhamento dos atendimentos por canal:
MÊS | CANAIS DE ATENDIMENTO | |||
TELEFÔNICO | PRESENCIAL | CORRESPONDÊNCIA | ||
Janeiro/16 | 14 | 7 | 0 | 0 |
Fevereiro/16 | 21 | 9 | 1 | 0 |
Março/16 | 29 | 7 | 1 | 0 |
Abril/16 | 27 | 7 | 1 | 1 |
Maio/16 | 23 | 10 | 1 | 0 |
Junho/16 | 28 | 7 | 0 | 0 |
Julho/16 | 25 | 3 | 0 | 0 |
Agosto/16 | 26 | 12 | 0 | 0 |
Setembro/16 | 29 | 11 | 0 | 0 |
Outubro/16 | 38 | 5 | 0 | 0 |
Novembro/16 | 23 | 1 | 0 | 0 |
Dezembro/16 | 27 | 9 | 0 | 0 |
Janeiro/17 | 24 | 9 | 0 | 1 |
Fevereiro/17 | 20 | 7 | 0 | 1 |
Março/17 | 35 | 19 | 0 | 0 |
Abril/17 | 20 | 6 | 1 | 0 |
Maio/17 | 27 | 12 | 1 | 1 |
Junho/17 | 13 | 2 | 3 | 0 |
Julho/17 | 28 | 6 | 0 | 0 |
Agosto/17 | 21 | 9 | 0 | 0 |
Setembro/17 | 21 | 5 | 0 | 1 |
Outubro/17 | 24 | 9 | 1 | 0 |
Novembro/17 | 22 | 3 | 0 | 0 |
Dezembro/17 | 7 | 0 | 0 | 0 |
TOTAIS | 572 | 175 | 10 | 5 |
O relatório com os dados de atendimento está disponível na página da Ouvidoria (https://www.tcees.tc.br/ouvidoria/) e traz o resultado do trabalho desempenhado pelo setor na gestão do conselheiro Taufner – biênio 2016-2017. “A Ouvidoria tem a importante função de promover a participação dos cidadãos no exercício do controle da Administração Pública, além de orientar o acesso aos serviços oferecidos pelo Tribunal e de receber oportunas sugestões colhidas junto à sociedade”, disse o ouvidor.
“Registro que no próximo biênio, 2018-2019, quem estará à frente da nossa Ouvidoria é o conselheiro Carlos Ranna que, com certeza, conduzirá muito bem os trabalhos”, concluiu Taufner.
Informações à imprensa:
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secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866