
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Domingos Taufner, e a secretária de Governança do Tribunal, Karina Travaglia, apresentaram um artigo na manhã deste segundo dia do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. O período matutino do evento foi reservado para a apresentação de trabalhos científicos que farão parte de um livro a ser lançado pela organização do evento.
O artigo “Os Tribunais de Contas como indutores do desenvolvimento sustentável na geração de valor para a sociedade” foi apresentado na sala que organizou trabalhos voltados para o financiamento sustentável e impacto econômico.
O trabalho citou iniciativas mundiais sobre o assunto, a situação no Brasil com alterações climáticas e impactos econômicos, o papel dos tribunais de contas neste debate, governança interna e controle externo.
“Os Tribunais de Contas podem ser agentes de transformação rumo ao desenvolvimento sustentável sob dois aspectos, tanto da sua governança interna quanto nas ações de controle externo”, afirmou Karina. “Na governança interna, com a adoção de programas de sustentabilidade, planos de logística e demais ações sustentáveis. E nas ações de controle externo, com a adoção de práticas sustentáveis como objeto de fiscalização”, explicou a secretária de Governança.
Taufner, por sua vez, destacou que tanto o poder público quanto a sociedade podem e devem contribuir para reduzir o ritmo das mudanças climáticas.
“Nós temos que enfrentar isso. O poder público enfrenta, mas ele acaba tendo que gastar muito recurso, fazendo barragens para reduzir o efeito da seca, fazendo macrodrenagens para reduzir os efeitos das enchentes e outros tipos de iniciativa que podem reduzir e minimizar os efeitos do aquecimento global”, ressaltou o presidente.
“E também alertamos que é importante que a sociedade e aí cada um de nós consiga fazer atitudes sustentáveis no dia a dia. Como? Separando os resíduos sólidos para facilitar a coleta seletiva, dar preferência ao uso de energias renováveis, usar a água de maneira sustentável. Então é importante que cada um adote essas ações”, concluiu.
Seleção
O artigo foi selecionado em Chamada de Trabalhos do IRB para compor o livro “Os Tribunais de Contas e a Sustentabilidade: Governança e Controle no Enfrentamento das Mudanças Climáticas” – lançado durante o evento. Seguindo um rigoroso processo de avaliação, que considerou critérios como ineditismo, qualidade da pesquisa e contribuição para o debate acadêmico e técnico na área, o IRB selecionou 30 trabalhos para compor a obra – dos 69 inscritos. Os artigos selecionados foram também apresentados durante o Congresso.
O Congresso
O IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (IX CICPP) é realizado entre os dias 26 e 29 de maio, em Manaus (AM). O tema central do evento é “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”. O encontro se propõe a debater os principais desafios e oportunidades relacionados à sustentabilidade global, com foco no papel das Políticas Públicas descentralizadas no enfrentamento das questões ambientais.
Mais de 20 servidores do TCE-ES se inscreveram para participar do encontro que reúne autoridades dos órgãos da Administração Pública de todas as esferas de Poder, representantes do Sistema de Controle Externo brasileiro e do exterior, além de acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais nas mais diversas áreas. Essa diversidade de público garante um ambiente propício para a troca de experiências e a construção de propostas coletivas voltadas ao fortalecimento das Políticas Públicas e da Governança Ambiental.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866