
O presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Sérgio Aboudib, foi o representante do setor público na programação do 29º Congresso Estadual de Gestão de Pessoas, em Vila Velha. Ele falou na manhã desta quarta-feira (13) sobre “Transformação e Aprendizado no Serviço Público”.
O congresso traz, em 2018, o tema “Errar Aprender e Transformar”. Sobre isso, Aboudib falou que “o erro é inerente à condição do ser humano e até o homem público tem direito a errar. Não se pode entretanto, errar com a intenção de fazê-lo para produzir um benefício para si ou para outro. Isso é crime e deve ser combatido”.
“O sucesso não está em não errar, o que é impossível. Mas não ter medo de errar. Só erra quem faz. E, se errar, corrija com humildade”, completou.
Para o presidente, o futuro está na ética, na transparência, na sustentabilidade e no foco em resultados. “O modelo construído no país, na área pública, de estabilidade e de pagamento de salário de forma igual, não atende ao interesse público. Não é sustentável e não tem foco em resultado. O futuro está relacionado à eficiência muito mais do que à ideologia”, ressaltou .
Aboudib também ressaltou alguns avanços da Corte, como o resultado possível em função da implementação de normas que deram maior celeridade na tramitação e no julgamento de processos. “Uma dela é a Resolução 309/2017, que estabeleceu a distribuição antecipada de votos entre os membros como condição para o julgamento. A medida proporcionou mais conhecimento específico sobre a matéria em debate e diminuição de pedidos de vista permitindo que o Tribunal mais que dobrasse seu índice de julgamento de processos em pauta, saltando de 35% para 74%, sem abrir mão da segurança processual”, destacou.
Aos congressistas, o presidente também falou do CidadES, do Painel de Controle, do alerta eletrônico e do investimento em capacitação. Aboudib ressaltou, ainda, a consultoria da Fundação Dom Cabral.
“No negócio ou na vida, temos que fazer escolhas. Como os recursos são finitos, toda a escolha do que fazer significa, também, escolher o que não será feito. Todas as vezes que tiver dúvida sobre qual caminho seguir, pergunte-se: onde está o interesse público?”.
CEARH
O 29 Congresso Estadual de Gestão de Pessoas ocorreu nesta terça (12) e quarta-feira (13), em Vila Velha. O objetivo do congreaao é manter o mercado capixaba atualizado com as tendências e as mais eficientes práticas na área de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano, adotadas em âmbito nacional e internacional.
Acesse http://www.abrhes.com.br/cearh2018/ e veja a programação completa.
Serviço:
29º Congresso Estadual de Gestão de Pessoas
12 e 13/6/2018
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866