
Foi iniciada na tarde desta quinta-feira (26) as oficinas para discussão dos projetos apresentados por servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) para o planejamento de 2020. Os debates foram focados a partir da ferramenta do Design Thinking, buscando inovação e soluções criativas para o desenvolvimento de projetos coesos e eficientes para a Corte.
A programação foi aberta pelo presidente da Corte, conselheiro Sergio Aboudib, que elogiou o “grande conceito hoje impregnado na administração do Tribunal, com a implantação desse método”. “Com a definição dos projetos prioritários, com o acompanhamento desses projetos de forma regular pelo escritório e pela direção, com a consequente confecção do orçamento tendo por base essas informações construímos o melhor Tribunal de Contas do Brasil”, afirmou. “O futuro está em oferecermos serviços melhores com custos menores. Só o binômio planejamento / tecnologia é capaz de produzir esse resultado”, concluiu.
Na sequência, o grupo participou do painel de “Inovação: desafios, expectativas e resultados”, com a participação de Cristiane Conde, diretora do foro da Justiça Federal ES; Nara Caliman, especialista em políticas públicas e gestão governamental da Seger – LAB.ges (laboratório de inovação do governo do ES); e André Tamura, diretor executivo da WeGov.
As discussões seguem amanhã, no auditório da Justiça Federal, em Vitória.
A campanha
Este ano, a proposta da campanha coordenada pela equipe de Governança do TCE-ES estimulou o envio de desafios que levem o Tribunal a alcançar a sua visão: “ser reconhecido como instrumento de cidadania”.
Ao todo, segundo explicou o diretor adjunto do TCE-ES, Leanderson Cordeiro, 39 desafios enviados pelos servidores da Corte de Contas. Desses, 44% provenientes do Controle Externo e 56% dos demais setores. Dentre os temas mais abordados, destacam-se: Gestão, Comunicação e Controle Externo. Além dos temas citados, também foram enviados desafios em relação à Transparência, Sustentabilidade, Membros, Controle Social, Políticas Públicas e Ações Educacionais.
“Condensamos as informações e estamos trazendo para a dinâmica das oficinas para que, ao final, cheguemos a prototipação de possíveis soluções, que sejam projetos para 2020”, afirmou Leanderson.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866