
O artigo “Ruy Barbosa Levado a Valor Futuro: por um Controle Externo disruptivo na construção do Estado 4.0”, de autoria dos servidores Luis Filipe Vellozo Nogueira de Sá (Segex) e Robert Luther Salviato Detoni (NMG), ficou com o primeiro lugar na Chamada de Produção Científica promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
O objeto desta Chamada foi selecionar artigos científicos inéditos sobre a temática: O Estado do Bem-Estar Social, os Tribunais de Contas e a Boa Governança Pública.
Além do prêmio em dinheiro, a dupla terá o artigo publicado em um e-book do TCE-RO. O trabalho também será destaque no VIII Fórum de Direito Constitucional e Administrativo Aplicado aos Tribunais de Contas, que acontece no próximo dia 23, em Rondônia.
O artigo
Segundo os autores, o texto trata da necessidade de um novo paradigma de atuação do Controle Externo em um ambiente disruptivo gerado pela quarta onda (Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0).
O artigo também resgata valores futurísticos que permearam o nascimento da Corte de Contas do Brasil na visão de Ruy Barbosa, caracterizando que desde seu nascedouro os Tribunais de Contas têm no seu ideal o “DNA” da inovação. Bem como, destaca a evolução e o esgotamento fiscal do Estado do Bem-estar Social, caminhando para a construção de um novo modelo de atuação estatal numa realidade de inovações disruptivas (Estado 4.0), contribuindo na transformação de sociedades sustentáveis e resilientes (Agenda 2030 da ONU).
O trabalho científico será liberado para leitura após a sua publicação no e-book do TCE-RO.
Parabéns aos vencedores!
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866