
Experiências de sucesso desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) serão apresentadas no 3º Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo, a ser realizado nos dias 14 e 15 de maio, em São Paulo (SP), em evento da Atricon (Associação dos Membros dos TCs do Brasil), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do TCM-SP, anfitrião do evento.
Um total de 74 práticas de 31 TCs do Brasil estarão em evidência no evento, e o TCE-ES está entre os tribunais com maior número de práticas selecionadas, com quatro ao todo, atrás apenas o TCE do Ceará, que teve cinco projetos.
O evento busca disseminar as boas práticas realizadas pelos tribunais, mapeadas pelo projeto Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e que demonstram impacto positivo na eficiência, transparência e modernização da administração pública. O Laboratório permite o compartilhamento de conhecimentos e experiências, incentivando sua implementação em diferentes contextos institucionais.
Auditores do TCE-ES estarão presentes para apresentar os projetos de destaque. O primeiro a ser apresentado será o Painel automatizado de controle de contribuições previdenciárias patronais devidas ao RPPS, pelo auditor Miguel Burnier Ulhôa, na reunião sobre Sistemas aplicados a atos de pessoal. Em seguida, a auditora Flávia Holz apresenta o Portal sobre Licitações e Contratos, na reunião sobre Fiscalização.
No dia seguinte, a auditora Maytê Aguiar apresenta o Painel de Controle da Saúde, e a auditora Ana Emília Brasiliano vai expor o Observatório do Saneamento Básico, na sala que trata sobre Engenharia e Engenharia Ambiental.
O presidente do TCE-ES, Domingos Taufner, que estará presente do evento, destacou a relevância dos projetos levados pelo TCE-ES ao encontro.
“Esta é a terceira edição do Lab TCs, e o TCE-ES esteve presente em todas, com vários trabalhos. Temos uma busca incansável por avanços constantes na qualidade do controle externo, e essa tarefa será alcançada pois investimos cada vez mais em conhecimento, e também na troca de experiências”, disse.
Ele defendeu a importância de reunir, divulgar e incentivar a adoção de iniciativas bem-sucedidas entre os tribunais de contas.
“São promovidas discussões sobre tendências, técnicas e soluções inovadoras para aprimorar a atuação dos Tribunais de Contas. Conhecer as boas práticas, especialmente aquelas efetivamente consolidadas e relacionadas às atividades de auditoria e fiscalização, ao estímulo à transparência, ao controle social e à melhoria da gestão interna, contribui para a melhoria contínua de nossos processos”, ressaltou.
O Lab TCs conta com a participação de membros e servidores dos Tribunais de Contas de todo o país, além de representantes de entidades parceiras e especialistas em controle e governança. Sua programação inclui apresentações de casos de sucesso, painéis temáticos, debates e reuniões estratégicas, fomentando a cooperação interinstitucional e impulsionando a adoção de práticas inovadoras no setor público.
Resumo em tópicosEvento nacional: O TCE-ES participa do 3º Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo (LabTCs), promovido pela Atricon e Instituto Rui Barbosa, em São Paulo. Reconhecimento: Quatro projetos desenvolvidos pelo Tribunal foram selecionados como boas práticas entre os Tribunais de Contas do Brasil. Projetos apresentados:
Objetivo do evento: Compartilhar soluções inovadoras e eficientes na administração pública, promovendo o aperfeiçoamento do controle externo. Importância estratégica: A participação do TCE-ES reforça o compromisso com a transparência, o uso de tecnologia e a melhoria da gestão pública por meio de iniciativas com alto potencial de replicabilidade. |
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866