
Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) identificou que grande parte das instituições capixabas apresentaram significativas deficiências de divulgação e limitações de acesso às informações de patrimônio, de gestão fiscal e especialmente da Carta de Serviços ao Usuário em seus sítios eletrônicos e portais da transparência. Isso, de certa forma, acaba por impor restrições ao direito que os cidadãos têm de exercer o controle social sobre a gestão pública.
Verificou-se, ainda, que parcela dos jurisdicionados não publicou informações completas, atualizadas e de fácil acesso ao cidadão. Tais falhas dificultam, ou até mesmo inviabilizam, o exercício do controle social.
Por outro lado, contatou-se, também, que a maioria dos entes avaliados divulgaram, em seus portais de transparência, informações de licitações e contratos, de despesas e receitas, de pessoal, e dados gerais, de forma periódica e satisfatória. Contudo, verificou-se que ainda é preciso aprimorar a disponibilização das informações par a sociedade.
No processo foram avaliados os portais de prefeituras, câmaras, assim como Assembleia Legislativa (Ales), Governo do Estado, Ministério Público (MPES), Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) e Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), no período entre 26 de outubro de 2020 e 2 de abril desse ano. Registra-se que é possível que determinado município tenha sido fiscalizado com dados de 2020 e outros com dados de 2021. Confira, ao final do texto, as notas obtidas por cada ente.
Os objetivos foram conhecer e avaliar a transparência ativa, bem como, fomentar a sua ampliação junto aos jurisdicionados. Para cumprir o objetivo proposto, foram feitas as seguintes perguntas:
- A instituição disponibiliza na internet as informações exigidas por lei?
- As informações estão disponíveis na forma que a lei exige?
- Os trabalhos foram realizados em conformidade com os padrões estabelecidos na Resolução 279/2014 e nas Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (Nbasp), no que foi possível?
Resultados e riscos
Essa é a terceira fiscalização em transparência ativa no âmbito municipal (prefeituras e câmaras) e a primeira no âmbito estadual (Governo, Ales, TCE-ES, TJES e MPES). Identificou-se o não atendimento de itens avaliados nos 161 jurisdicionados fiscalizados.
O relatório destaca que, conforme termos da Lei de Acesso à Informação (LAI), a transparência ativa prevê a divulgação espontânea de informações de interesse geral ou coletivo, independentemente de solicitações, tendo em vista que a regra é a publicidade e a exceção é o sigilo.
Contudo, no decorrer da avaliação dos portais de transparência e sites institucionais, deparou-se com situações que dificultaram ou comprometeram a busca de informações pela auditoria. Ou, ainda, situações que prejudicariam o cidadão a ter acesso às informações, sendo identificadas pela área técnica como riscos, dos quais 13 se destacaram.
Em relação aos poderes do Estado, constatou-se que a maioria dos portais avaliados não possibilitou o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina, além de não permitir a exportação de relatórios em formatos abertos. Alguns ainda apresentaram limitações das ferramentas de pesquisa dos portais.
Com relação às deficiências e falhas encontradas em alguns portais, especialmente no âmbito dos municípios, observou-se duplicidade de portais de transparência, problemas de funcionalidade de links de acesso, lentidão de retorno às consultas, informações desatualizadas, desconcentração e desorganização de informações – situações estas que dificultaram a compreensão do que estava sendo disponibilizado e o efetivo acesso das informações contidas nos portais.
Apesar das constatações evidenciadas, considerando que o intuito dessa fiscalização é fomentar a ampliação da transparência ativa junto aos jurisdicionados, por intermédio da função orientativa do TCE-ES, a área técnica opinou que seria mais eficaz realizar as avaliações não com a intenção de responsabilizar os gestores, mas com o objetivo de disponibilizar um diagnóstico, a partir do qual poderiam identificar e realizar as melhorias necessárias.
Acompanhando a área técnica e ministerial, o relator, conselheiro Domingos Taufner, votou por cientificar os atuais gestores do teor do relatório, disponibiliza-lo no portal do TCE-ES e cientificar o Plenário da Corte de Contas de que os riscos identificados poderão subsidiar futuras ações de controle externo, a depender da oportunidade, conveniência e disponibilidade de recursos humanos.
Processo julgado na sessão virtual do plenário, na quinta-feira (28).
PREFEITURAS
Posição | Prefeitura | Nota | Nota | Posição |
1 | Serra | 90,07% | 85,40% | 8 |
2 | Afonso Cláudio | 87,52% | 80,73% | 21 |
3 | Vila Velha | 87,12% | 80,48% | 23 |
4 | Vitória | 86,60% | 84,73% | 12 |
5 | Anchieta | 85,74% | 56,48% | 70 |
6 | Venda Nova do Imigrante | 85,43% | 85,50% | 7 |
7 | Ibiraçu | 84,83% | 86,15% | 2 |
8 | São Gabriel da Palha | 84,81% | 79,43% | 27 |
9 | Santa Maria de Jetibá | 84,24% | 79,95% | 24 |
10 | Brejetuba | 84,19% | 57,30% | 69 |
11 | Itarana | 84,02% | 84,60% | 14 |
12 | Boa Esperança | 83,62% | 87,98% | 1 |
13 | Governador Lindenberg | 83,29% | 85,75% | 3 |
14 | Cachoeiro de Itapemirim | 83,24% | 85,50% | 6 |
15 | Ecoporanga | 82,52% | 83,68% | 16 |
16 | Itaguaçu | 80,52% | 78,75% | 30 |
17 | Ibatiba | 80,14% | 76,35% | 39 |
18 | Jaguaré | 80,07% | 73,38% | 47 |
19 | São Mateus | 79,79% | 66,20% | 62 |
20 | Linhares | 79,24% | 78,90% | 29 |
21 | Alfredo Chaves | 79,05% | 84,63% | 13 |
22 | Domingos Martins | 78,38% | 85,18% | 10 |
23 | Iconha | 78,14% | 83,58% | 17 |
24 | Santa Teresa | 77,57% | 85,20% | 9 |
25 | São Roque do Canaã | 76,57% | 71,98% | 53 |
26 | Conceição do Castelo | 76,52% | 83,23% | 18 |
27 | Vila Pavão | 76,17% | 61,63% | 65 |
28 | Ibitirama | 75,83% | 81,53% | 19 |
29 | Pedro Canário | 75,69% | 75,08% | 44 |
30 | Castelo | 75,19% | 75,55% | 42 |
31 | Santa Leopoldina | 75,12% | 78,58% | 31 |
32 | Marechal Floriano | 74,76% | 78,53% | 32 |
33 | Muqui | 74,55% | 79,45% | 26 |
34 | Vargem Alta | 74,43% | 61,78% | 64 |
35 | Baixo Guandu | 73,93% | 76,68% | 37 |
36 | João Neiva | 73,76% | 72,68% | 51 |
37 | Viana | 73,71% | 85,60% | 5 |
38 | Bom Jesus do Norte | 73,57% | 77,48% | 35 |
39 | Piúma | 72,90% | 85,75% | 4 |
40 | Cariacica | 72,76% | 78,10% | 34 |
40 | Irupi | 72,76% | 69,90% | 59 |
41 | Vila Valério | 72,21% | 85,08% | 11 |
42 | Marilândia | 71,48% | 80,75% | 20 |
43 | Muniz Freire | 70,81% | 76,60% | 38 |
44 | Atilio Vivacqua | 70,64% | 59,20% | 68 |
45 | Montanha | 70,55% | 79,75% | 25 |
46 | Alegre | 70,52% | 73,35% | 48 |
47 | Águia Branca | 70,00% | 75,38% | 43 |
48 | Barra de São Francisco | 69,88% | 75,63% | 41 |
49 | Mimoso do Sul | 69,71% | 23,90% | 78 |
50 | Ponto Belo | 69,60% | 54,80% | 71 |
51 | Sooretama | 69,48% | 71,78% | 54 |
52 | Apiacá | 68,86% | 76,03% | 40 |
53 | Guaçuí | 68,69% | 73,13% | 50 |
54 | Jerônimo Monteiro | 68,64% | 78,93% | 28 |
55 | Nova Venécia | 68,40% | 84,55% | 15 |
56 | Colatina | 68,38% | 78,43% | 33 |
57 | Mantenópolis | 67,02% | 71,28% | 56 |
58 | Presidente Kennedy | 66,40% | 68,18% | 60 |
59 | Divino de São Lourenço | 65,52% | 25,35% | 77 |
60 | Pancas | 64,98% | 60,93% | 67 |
61 | São José do Calçado | 64,95% | 28,48% | 76 |
62 | Iúna | 64,90% | 77,35% | 36 |
63 | Conceição da Barra | 64,24% | 80,55% | 22 |
64 | Laranja da Terra | 64,14% | 74,83% | 45 |
65 | Guarapari | 63,55% | 39,98% | 74 |
66 | Fundão | 62,38% | 66,68% | 61 |
67 | Marataízes | 62,00% | 71,50% | 55 |
68 | Mucurici | 61,98% | 64,68% | 63 |
68 | Água Doce do Norte | 61,98% | 73,30% | 49 |
69 | Alto Rio Novo | 61,48% | 72,38% | 52 |
69 | Rio Novo do Sul | 61,48% | 41,00% | 73 |
70 | Pinheiros | 61,14% | 61,38% | 66 |
71 | Dores do Rio Preto | 60,52% | 48,98% | 72 |
72 | Itapemirim | 58,10% | 70,58% | 57 |
73 | Rio Bananal | 57,86% | 73,40% | 46 |
74 | São Domingos do Norte | 36,43% | 70,50% | 58 |
75 | Aracruz | 35,21% | 30,55% | 75 |
CÂMARAS
Posição | Câmara | Nota | Nota | Posição |
1 | Guarapari | 91,24% | 87,74% | 2 |
2 | Cachoeiro de Itapemirim | 88,62% | 40,75% | 67 |
3 | Vargem Alta | 87,29% | 78,26% | 9 |
4 | Domingos Martins | 85,52% | 68,06% | 30 |
5 | Ibiraçu | 83,81% | 78,04% | 11 |
6 | Muqui | 82,10% | 70,31% | 27 |
7 | Alfredo Chaves | 81,67% | 68,09% | 29 |
8 | Laranja da Terra | 81,24% | 67,21% | 31 |
9 | Venda Nova do Imigrante | 80,95% | 77,76% | 12 |
10 | Ecoporanga | 80,67% | 75,40% | 16 |
11 | Aracruz | 80,22% | 61,79% | 44 |
12 | Colatina | 79,10% | 76,24% | 14 |
13 | Marilândia | 78,38% | 58,24% | 50 |
14 | Governador Lindenberg | 76,67% | 79,86% | 4 |
15 | Santa Maria de Jetibá | 76,48% | 79,31% | 6 |
16 | São Gabriel da Palha | 75,43% | 73,56% | 19 |
17 | Conceição do Castelo | 75,21% | 70,69% | 23 |
18 | Sooretama | 75,14% | 75,76% | 15 |
19 | Dores do Rio Preto | 74,67% | 50,06% | 61 |
20 | Anchieta | 74,14% | 74,86% | 17 |
21 | Vitória | 73,44% | 89,66% | 1 |
22 | Pinheiros | 73,14% | 84,69% | 3 |
23 | Viana | 72,79% | 70,36% | 26 |
24 | Vila Velha | 71,76% | 65,71% | 35 |
25 | Boa Esperança | 71,67% | 72,84% | 20 |
26 | Muniz Freire | 71,51% | 79,86% | 5 |
27 | Pedro Canário | 71,00% | 33,13% | 73 |
28 | Conceição da Barra | 70,07% | 63,41% | 38 |
29 | João Neiva | 68,55% | 53,86% | 58 |
30 | Santa Leopoldina | 68,52% | 66,46% | 33 |
31 | Pancas | 68,40% | 74,79% | 18 |
32 | Alegre | 68,19% | 62,29% | 42 |
33 | Castelo | 66,32% | 32,91% | 74 |
34 | Irupi | 66,05% | 54,51% | 55 |
35 | Linhares | 65,26% | 68,81% | 28 |
36 | Guaçuí | 64,63% | 31,11% | 75 |
37 | Jerônimo Monteiro | 64,52% | 56,38% | 51 |
38 | Santa Teresa | 64,40% | 70,46% | 25 |
39 | Itarana | 64,19% | 78,36% | 8 |
39 | Baixo Guandu | 64,19% | 53,61% | 59 |
40 | Jaguaré | 63,88% | 79,24% | 7 |
41 | Piúma | 63,24% | 63,26% | 39 |
42 | Marechal Floriano | 62,33% | 70,51% | 24 |
43 | Barra de São Francisco | 61,95% | 62,31% | 41 |
44 | Vila Pavão | 61,43% | 66,81% | 32 |
45 | São Domingos do Norte | 60,33% | 61,81% | 43 |
46 | Atilio Vivacqua | 60,00% | 72,06% | 21 |
47 | Ibatiba | 59,67% | 54,11% | 56 |
48 | Iúna | 59,62% | 56,16% | 52 |
49 | Nova Venécia | 59,13% | 77,49% | 13 |
50 | Afonso Cláudio | 58,76% | 58,69% | 49 |
51 | Águia Branca | 58,57% | 62,99% | 40 |
52 | Vila Valério | 58,34% | 78,24% | 10 |
53 | Alto Rio Novo | 57,93% | 66,01% | 34 |
54 | São Roque do Canaã | 57,76% | 46,94% | 62 |
55 | Serra | 57,44% | 71,21% | 22 |
56 | Cariacica | 57,00% | 64,61% | 36 |
57 | Iconha | 56,83% | 55,66% | 53 |
58 | Presidente Kennedy | 55,64% | 61,01% | 45 |
59 | São Mateus | 54,60% | 53,19% | 60 |
60 | Rio Novo do Sul | 52,10% | 40,34% | 68 |
61 | Mucurici | 49,86% | 46,26% | 63 |
62 | Brejetuba | 49,40% | 63,64% | 37 |
63 | Ponto Belo | 49,33% | 29,76% | 76 |
64 | Marataízes | 49,18% | 45,76% | 65 |
65 | Itapemirim | 47,30% | 54,03% | 57 |
66 | Montanha | 46,00% | 46,04% | 64 |
67 | Mimoso do Sul | 45,33% | 55,25% | 54 |
68 | Mantenópolis | 44,12% | 35,16% | 71 |
69 | Água Doce do Norte | 42,86% | 60,84% | 46 |
70 | Ibitirama | 40,05% | 34,04% | 72 |
71 | São José do Calçado | 40,00% | 42,14% | 66 |
72 | Bom Jesus do Norte | 37,81% | 36,91% | 70 |
73 | Rio Bananal | 35,96% | 59,21% | 48 |
74 | Apiacá | 35,63% | 22,15% | 77 |
75 | Fundão | 35,33% | 60,14% | 47 |
76 | Itaguaçu | 34,64% | 39,05% | 69 |
77 | Divino de São Lourenço | 26,15% | 16,17% | 78 |
ÓRGÃOS E PODERES ESTADUAIS
ÓRGÃO | NOTA |
Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo | 86,97% |
Governo do Estado do Espírito Santo | 80,98% |
Assembleia Legislativa | 72,07% |
Tribunal de Justiça | 60,57% |
Ministério Público do ES | 54,13% |
Processo TC 4847/2020
Texto: Lucia Garcia
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866