
Vinte e oito estudantes do sexto período do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) participaram da Consulta Pública do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), contribuindo com sugestões que poderão orientar o planejamento das ações de fiscalização do Tribunal para o exercício de 2026. A participação na Consulta ocorreu durante uma visita técnica dos estudantes à sede do Tribunal, nesta terça-feira (4).
A iniciativa reforça o compromisso do TCE-ES com a ampliação da participação social e o estímulo ao controle cidadão dos recursos públicos. A Consulta Pública permite que qualquer pessoa indique os principais problemas do seu município e do estado, bem como sugira temas que podem ser incluídos no Plano Anual de Controle Externo (Pace), para virar objeto de auditorias e fiscalizações futuras.
Os estudantes foram recepcionados pelo presidente da Corte, conselheiro Domingos Taufner, pelo secretário-geral das Sessões, Odilson Souza Júnior, e pela chefe de gabinete do Ministério Público de Contas (MPC-ES), Bruna Maria Ogioni.
A estudante Anelise De Laia foi uma das que participou. “Achei muito interessante essa possibilidade de escolher os temas, do ponto de vista da transparência. Acredito que uma das necessidades dos municípios é desenvolver uma relação com a comunidade. É muito importante que eu, como universitária, possa participar de uma consulta pública e responder algumas das necessidades que me afetam. Abordei especificamente sobre a mobilidade urbana e mobilidade verde, para as ciclovias”, disse.
A aluna Ana Carolina Simões também votou na consulta pública. “Acho importante porque conseguimos mostrar, dentro da nossa vivência, como população é afetada pelos problemas públicos. Indiquei situações da área de saúde, especialmente sobre tratamento de diabetes, pois vejo como meu namorado passa dificuldades para conseguir os insumos para a bomba de insulina”, relatou.
Aprendizado
Durante a visita, o grupo ainda conheceu a história, as atribuições e o funcionamento do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas, além de compreender a importância dessas instituições para a boa gestão dos recursos públicos e o impacto de suas ações na vida do cidadão.
Os alunos foram trazidos ao TCE-ES pela professora Sarah Patrocínio, que leciona a disciplina de Economia no Setor Público, e que já trabalhou no tribunal.
“As visitas mostram na prática o que os alunos aprendem apenas na teoria. Os alunos não podem sair da graduação sem saber e sem conhecer um órgão como o Tribunal de Contas, que é um órgão de controle externo, com atuação tão ampla, e que muitos ainda não conhecem”, afirmou.
As ferramentas de fiscalização e de controle social disponibilizadas pelo TCE-ES também foram apresentadas pelos representantes do tribunal, com destaque para os canais de participação popular, como o Painel de Controle e a Ouvidoria, que permitem o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, o envio de denúncias e o encaminhamento de sugestões.
Sua opinião conta
Assim como os estudantes, você, cidadão, também pode participar da consulta pública do TCE-ES para a elaboração do Plano Anual de Controle Externo (Pace) de 2026. A sua opinião vai fazer a diferença.
Neste link, é possível escolher cinco problemas públicos elencados em quatro áreas temáticas: políticas sociais; gestão pública e governança; infraestrutura e desenvolvimento; e meio ambiente e saneamento. Há também um espaço livre para o envio de sugestões. A consulta estará aberta até o dia 30 de novembro.
“Para democratizar o planejamento de suas ações, o Tribunal convida a sociedade a participar ativamente desse momento de planejamento, indicando quais são as necessidades públicas mais urgentes no momento”, ressaltou o secretário-geral de Controle Externo, Alexsander Binda.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866





