
Na tarde desta sexta-feira (12), o auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) foi palco da celebração dos 36 anos da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ/ES). O evento foi marcado por diálogos sobre equidade de gênero, valorização da produção intelectual feminina e reconhecimento a profissionais que contribuem para o fortalecimento da presença da mulher no Direito.
Na abertura do encontro, o presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, destacou que a ABMCJ/ES se consolidou como uma associação de valorização do trabalho das mulheres no campo jurídico. “Hoje, não celebramos apenas uma data, mas uma história de compromissos e conquistas. O Tribunal de Contas busca atuar de forma integrada, colaborativa com a proteção do direito das mulheres. O objetivo do TCE-ES é ouvir, dialogar e contribuir com estratégias do enfrentamento da violência contra à mulher.”
Participaram da abertura a presidente da OAB do Espírito Santo, Érica Neves, e figuras femininas importantes do Direito no Estado. “Eu não sabia a grandeza que seria ser a primeira presidente mulher da Ordem. É um grande desafio, mas foi essencial para mostrar que é possível transformar um ambiente com a liderança de uma mulher”, pontuou.
Palestra e homenagens
A promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras, apresentou a palestra “Vieses e atravessamentos para mulheres na carreira jurídica”. A convidada compartilhou reflexões sobre os desafios estruturais enfrentados por mulheres no Direito e trouxe perspectivas de mudança a partir de sua experiência e das obras que publicou.
Durante a palestra, a promotora enfatizou que é preciso maior representatividade em ambientes de poder. Érica apontou os desafios que as mulheres enfrentam no cotidiano no Direito, como a credibilidade sendo colocada em dúvida a todo momento, além de interrupções frequentes e comentários ou piadas sexistas.
Outro momento de destaque foi a realização da 2ª Edição Autoras ABMCJ/ES, que mostrou ao público produções literárias de juristas capixabas, reforçando a importância da produção intelectual feminina no campo jurídico. A celebração foi concluída com a entrega da Medalha Marlusse Pestana Daher. A entrega foi concedida para as mulheres que se destacam na defesa da atuação na área jurídica, em uma homenagem carregada de reconhecimento e emoção.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866