O ministro-substituto do Tribunal de Contas da União (TCU) Weder de Oliveira esteve em Vitória (ES), na tarde desta sexta-feira (17). Ele conheceu o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e ministrou a palestra “Tribunais de Contas realidades e reflexões”.
Antes da palestra, o diretor da Escola de Contas Públicas, conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo, deu as boas-vindas ao convidado. “Estamos muito agradecidos. As aulas que tivemos com o ministro acrescentaram e nos fizeram pensar. Por isso, vamos trabalhar para abrir mais duas turmas, para que outros servidores possam usufruir de todo conhecimento oferecido por ele”, afirmou Coelho.
A palestra
Durante a apresentação para os servidores, o ministro-substituto falou sobre as tarefas e os desafios dos órgãos de controle no combate à corrupção. “Uma área em que a sociedade tem uma grande expectativa quanto a nossa atuação é no combate à corrupção. Não temos papel de polícia, mas temos muitos deveres e ferramentas que podem ajudar nessa tarefa”, afirmou.
Na palestra, Weber citou o sistema CidadES Controle Social do TCE-ES como uma referência de ferramenta de transparência para os Tribunais. “O Brasil está discutindo o contingenciamento dos gastos em Educação. Mas, a área não quer ceder. E se isso não for feito na educação, o país vai precisar buscar dados para encontrar soluções. No Espirito Santo há o CidadES, que é uma ótima ferramenta para que a sociedade tenha acesso às informações”, salientou.
O ministro-substituto do TCU citou bons e maus exemplo na aplicação dos recursos públicos. Ele também elencou medidas que podem ser adotadas para evitar problemas na execução de obras por parte do governo. Todavia, para Oliveira, o País precisa avançar na discussão fiscal. “Equilíbrio fiscal não deveria ser mais discutido como algo necessário, ou não, para o desenvolvimento do país. Mas isso ainda está em voga nos debates Brasil à fora. E isso mostra o quanto estamos atrasados”, disse Weber.
O investimento em qualificação dos servidores, a aposta em tecnologia para melhorar e trazer celeridade ao trabalho dos Tribunais e a importância do aprimoramento a governança nas instituições foram outros temas de destaque durante a apresentação.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866