
A Secretaria de TI de Apoio de Soluções Corporativas e Apoio Operacional do TCE-ES apresentou aos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) o sistema de votação virtual (sessão virtual) da Corte capixaba. A reunião foi mediada pelo servidor Igor Magri Vale, no último dia 14.
No primeiro momento, Igor explicou para os representantes do TCE-AM como funciona a sessão virtual, apresentando os dias da semana que ocorre, a forma que os conselheiros julgam os processos remotamente. “São sessões assíncronas, com duração de 24 horas e divulgação do resultado imediatamente após o encerramento”, explicou Igor. O servidor ressaltou que o sistema também permite sustentação oral.
Entre os principais pontos do sistema, Igor destacou a possibilidade de registro do posicionamento dos conselheiros substitutos a inexistência de restrição para o julgamento ou apreciação de processos.
Resultados da sessão virtual
Na reunião, Igor exibiu os principais resultados registrados pelo Tribunal com a realização de sessões virtuais, entre eles, o aumento exponencial da produtividade dos colegiados, adesão completa, diminuição de burocracia, decisões com qualidade superior, melhoria dos precedentes e redução de imprevistos. “Em 2024, o Tribunal de Contas do Espírito Santo registrou que, entre os processos julgados em 2024, apenas 9% ocorreram em sessão presencial. Esse número mostra a adesão à modalidade de votação.”
Por fim, Igor apresentou as telas do sistema e-TCEES, com o nome dos conselheiros e a tela de votação. Os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas conheceram, também, a atuação dos conselheiros nesse tipo de sistema.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866