
Nos dias 16 e 17 de setembro, o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) recebeu a visita técnica de auditores do TCE de Rondônia (TCE-RO). O encontro teve como objetivo promover o intercâmbio institucional e aprimorar as práticas de controle externo, com foco no uso de dados, estruturação de unidades de inteligência e adoção de critérios de qualidade nas fiscalizações.
No primeiro dia da reunião, as equipes do TCE-ES e do TCE-RO foram divididas para tratarem simultaneamente dos temas propostos, de forma que, no primeiro dia da reunião, os auditores Rafael Ignes Tristão, da Secretaria Geral de Controle Externo (Segex), e José Alberto Souza Trazzi, do Núcleo de Controle Externo de Transferências Voluntárias (NTV), abordaram para os auditores visitantes, Santa Spagnol e Antenor Rafael Bisconsin, o controle de qualidade das fiscalizações realizado pelo Tribunal desde 2021.
Assim, os auditores explicaram a forma de verificação interna que o Tribunal de Contas do Estado aplica sobre o próprio trabalho de fiscalização. Em destaque a ação que visa assegurar a confiança que o cidadão e os próprios órgãos fiscalizados depositam nos relatórios produzidos.
Por sua vez, a equipe do Núcleo de Controle Externo de Informações Estratégicas (NIE), integrado pelos auditores Rogério Oliveira de Jesus e Lúcia Helena Carpanedo Pedroni Gomes trataram sobre o processo de produção de conhecimento da unidade. Além disso, as técnicas utilizadas, as parcerias existentes e as futuras melhorias para o exercício da atividade também foram tópicos abordados.
O encontro ocorreu com a equipe integrada pelos auditores Marivaldo Felipe de Melo, Elaine de Melo Viana Gonçalves e Dayrone Pimentel Soares, do TCE-RO.
No segundo dia da visita, o módulo de fiscalização do e-TCEES foi apresentado. O sistema é utilizado por servidores para tramitação digital de documentos, processos, protocolos, sessões plenárias, gestão de usuários entre outras ações. O auditor ressaltou as funcionalidades desenvolvidas pelo próprio Tribunal em aderência aos normativos da Corte Capixaba, que contribuem fortemente para a observância de sua estrutura de pronunciamentos profissionais. Assim, favorecendo a continuidade dos trabalhos realizados anualmente pela Comissão de Garantia de Qualidade.
Já a equipe do NIE deu continuidade ao encontro, apresentando os principais trabalhos realizados, as tipologias utilizadas e atualizou as informações referente ao caso desenvolvido em parceria com o próprio TCE-RO pelas duas unidades de inteligência que está em pleno andamento nas duas cortes.
A visita técnica foi considerada muito produtiva, com destaque para o intercâmbio de informações e experiências que poderão ser aproveitadas para aprimorar tanto os trabalhos da área técnica do TCE-RO que atua na área finalística de fiscalização, quanto das unidades de informações estratégicas das duas cortes de contas.
Participaram da reunião os auditores do TCE-ES Rogério Oliveira de Jesus, do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE), e Rafael Ignes Tristão, da Secretaria Geral de Controle Externo (Segex). Os auditores visitantes foram Marivaldo Felipe de Melo, Elaine de Melo Viana Gonçalves, Dayrone Pimentel Soare, Santa Spagnol e Antenor Rafael Bisconsin.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866