
Na terça-feira (29), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) esteve no município de Vila Velha para realizar um workshop sobre a implantação da Contabilidade de Custos na Administração Pública. A participação do Tribunal se deu no contexto do Acordo de Cooperação firmado entre o TCE-ES e outros municípios do Estado.
A capacitação foi organizada pela Secretaria Municipal de Finanças, voltada exclusivamente para o prefeito, secretários e subsecretários municipais, com o objetivo de fomentar a cultura de gestão de custos como instrumento para ampliar a eficiência na aplicação dos recursos públicos, assim aprimorando a gestão pública de forma eficiente e transparente.
Durante o workshop, o auditor de controle externo Rodrigo Lubiana, coordenador do Núcleo de Controle Externo de Contabilidade (NContas) do TCE-ES e gestor do projeto de Custos, apresentou uma abordagem prática sobre os desafios e os benefícios da contabilidade de custos na gestão pública. Ele destacou a iniciativa da atual gestão da Prefeitura de Vila Velha na elaboração do encontro, não sendo apenas uma ação isolada do município, mas uma etapa no contexto de várias ações que vem sendo implementadas pelo município.
“A realização do workshop está inserida no contexto de uma série de reuniões e treinamentos que a equipe do município vem recebendo em decorrência do Acordo de Cooperação celebrado com o TCE-ES. A ação demonstra como a administração do município reconhece a importância de inserção de um sistema de custos na gestão pública”, complementou o coordenador.
O auditor explicou que para implementar uma gestão de custos no setor público, um dos grandes desafios é a mudança cultural, que deve ser estimulada pelas lideranças das instituições, no caso dos municípios, pelo prefeito e secretários municipais.
Duração
O acordo tem vigência de 14 meses, podendo ser prorrogado pelas partes. Inicialmente, foi será desenvolvida a metodologia, e na sequência o nivelamento dos conhecimentos técnicos, acompanhamento e elaboração e revisão do guia de orientação. A previsão é que uma versão revisada do guia esteja pronta até o final de 2025.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866