
A Escola de Contas Pública (ECP) do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) disponibilizou um novo curso sobre prevenção e combate ao assédio moral no trabalho. O curso é 100% on-line e é voltado para todos os servidores públicos.
As aulas terão duração total de 8 horas. Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de identificar o conceito de assédio moral no trabalho e as situações caracterizadoras, conhecer suas consequências éticas e legais, além de prevenir ou denunciar a prática assediadora. Clique AQUI para se inscrever.
As aulas estão divididas em cinco módulos: O assédio moral no ambiente de trabalho; Legislação e regulamentação do assédio moral; Exemplos e situações que caracterizam assédio moral no trabalho; Como lidar com situações que podem configurar assédio moral no trabalho; e Mecanismos de denúncia para eventuais casos de assédio moral no TCE-ES.
“A expectativa é que as pessoas saibam identificar com clareza uma situação de assédio moral para que, com isso, elas possam prevenir uma prática que esteja se iniciando. E se a situação já estiver acontecendo, para que as pessoas possam combater a ação. O combate direto ao assédio moral se dá por meio do conhecimento e da clareza dos conceitos e elementos que caracterizam o assédio moral”, destacou o instrutor do curso, o auditor de Controle Externo e coordenador da Corregedoria do TCE-ES, Vitor Lessa.
Ao final do curso, será divulgada uma cartilha de conscientização de combate ao assédio moral e sexual desenvolvida pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). Também será repassado um questionário para que os participantes identifiquem se já passaram ou estão passando por uma situação de assédio moral ou sexual.
“É importante destacar que o curso também visa o encorajamento para que vítimas e testemunhas de casos de assédio façam a denúncia. Atualmente, o TCE-ES conta com canal específico para estes casos, que é o ‘Conta pra gente’ da Ouvidoria”, concluiu Lessa.
Resumo em tópicos
|
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866




