
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) convida para um encontro especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, dedicado à reflexão, ao conhecimento, à valorização da cultura negra e ao compromisso com a equidade racial. O evento, que traz a “Consciência e Ação” em foco, acontece dia 17 de novembro, às 13h30, no auditório do Tribunal.
Com o propósito de promover o diálogo e o aprendizado sobre a construção de uma sociedade mais justa, plural e verdadeiramente inclusiva, a programação conta com a presença de Suely Bispo e Bárbara Carine.
A baiana Suely Bispo é formada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também cursou o mestrado em Estudos Literários. Autora dos livros Desnudalmas (2009) e Lágrima Fora do Lugar (2016), Suely aborda em sua poesia temas como negritude, amor, solidão, natureza e cotidiano.
Além de escritora, é atriz. No cinema, estreou no filme 3331 (2011), dirigido por Jorge Nascimento, e participou de produções como Os Primeiros Soldados (2021). Na televisão, destacou-se como Doninha, na novela Velho Chico (2016), de Benedito Ruy Barbosa, exibida pela TV Globo.
Já Bárbara Carine é escritora, palestrante e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre suas obras estão “Como ser um educador antirracista: Para familiares e professores” (2023) e “Querido estudante negro” (2024), que tratam da formação crítica e antirracista na educação.
Programação
13h30 – Abertura institucional
13h40 – Sarau “Viva Zumbi”, com Suely Bispo
14h – Apresentação do Censo Étnico-Racial do TCE-ES, com Adécio de Jesus Santos, auditor de controle externo do TCE-ES
14h30 – Palestra “Consciência Crítica Racial”, com Bárbara Carine
15h30 – Perguntas e diálogo
16h – Coffee break
Inscreva-se pelo site da Escola de Contas.
A igualdade se constrói com consciência e atitude.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866




