
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) lançou, nesta segunda-feira (24), o Painel de Resíduos Sólidos – nova ferramenta disponível no Painel de Controle. A ferramenta mostra um panorama da coleta de lixo nos municípios e apresenta dados que podem ser utilizados para que a população e instituições cobrem por melhores serviços.
“A proposta do Painel é dar visibilidade para que todos os cidadãos possam enxergar o que, de fato, está acontecendo. Isso gera conhecimento e responsabilidade tanto por parte dos gestores, mas também por parte da população”, comentou a coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente, Saneamento e Mudanças Climáticas (Nasm), Ana Emília Brasiliano Thomaz.
Dados
No Espírito Santo, 98,71% da população urbana é atendida com coleta regular pelo menos uma vez na semana. Quando a análise é ampliada para a população total, o atendimento cai para 92,81%. Em média, as prefeituras coletam 1,2 quilos por dia para cada habitante – número igual à média nacional.
Apesar de o percentual de coleta ser relativamente alto, apenas 0,80% é recuperado por associações ou cooperativas de catadores com parceria ou apoio das prefeituras. Ou seja, do total de 1.589.524,10 toneladas coletadas ao longo de todo o ano, somente 12.730,70 toneladas foram recuperadas por meio da reciclagem.
“Isso é muito pouco. O Brasil tem um Plano Nacional de Resíduos Sólidos e tem uma meta. A meta seria já estar fazendo uma reciclagem de, em média, 5% de todo o resíduo gerado. No caminhar de 20 anos, essa meta chegará a 20% de todo o resíduo gerado, então estamos muito abaixo daquilo que é a média desejada”, acrescentou Ana Emília.
A base de dados para o Painel de Resíduos Sólidos é o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis/Sinisa), e apresenta os dados consolidados de 2023 – últimos dados disponibilizados. Ele aponta que o município com maior quantidade de resíduos coletados é Vila Velha, com mais de 355 mil toneladas por ano. Na sequência aparecem Cariacica (192 mil toneladas), Vitória (167 mil toneladas) e Serra (166 mil toneladas).
Já quando é analisada a taxa de recuperação, os maiores percentuais são observados no interior do Estado. Em Pinheiros, por exemplo, 20,57% do lixo coletado foi recuperado em 2023. Em seguida estão os municípios de São Domingos do Norte (16,31%), Montanha (13,29%) e Alto Rio Novo (11,96%).
O painel ainda apresenta informações sobre o local para onde o lixo é enviado – se aterro sanitário, aterro controlado, ou lixão; qual o impacto da coleta de resíduos sólidos nas finanças municipais; além de possibilitar a comparação da coleta de resíduos em diferentes microrregiões.
>> Veja também: Os segredos do município capixaba que mais consegue reaproveitar o lixo descartado pela população
Resumo em tópicos
|
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866




