
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) promoveu, nesta segunda-feira (08), o Dia do Laço Branco, que marca o compromisso dos homens no combate à violência contra as mulheres. O evento contou com a participação de diversas autoridades que atuam no combate à violência de gênero.
Logo na abertura, o presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, destacou que é pública e notória a questão da violência contra as mulheres. “Esse evento é um chamado para transformar atitudes. Não é apenas para repudiar a violência, mas para reconstruir a masculinidade”, afirmou.
“Que esse laço branco que nos une hoje, nos inspire amanhã nos olhares voltados às desigualdades e violências que ainda persistem”, concluiu.
Na sequência, a deputada estadual Iriny Lopes teceu alguns comentários sobre a criação do Dia do Laço Branco no Brasil. Ela também traçou um histórico da violência contra as mulheres e a importância dos homens se engajarem nesta luta.
“Por muito tempo as mulheres não podiam ler e escrever. As mulheres só puderam começar a trabalhar fora de casa na Primeira Guerra Mundial e, até 1947, nós não podíamos jantar sozinhas em restaurantes. Vejam, essa violência é estrutural. É uma cultura que precisa ser descontinuada. No lugar, deve entrar uma cultura de respeito, igualdade e com ações concretas. Isso não é competência exclusiva das instituições, mas uma responsabilidade global”, afirmou.
Assinatura
Secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes destacou as ações que o Estado vem tomando para combater a violência contra mulheres e fez questão de destacar a primeira portaria brasileira que cria o Comitê Técnico da Masculinidade Positiva.
“Com essa portaria, faremos um trabalho com todas as secretarias municipais, indicando o caminho da não-violência que precisamos trilhar. Se os homens são parte do problema, eles também precisam ser parte da solução”, destacou a secretária que assinou a portaria ao lado dos conselheiros Domingos Taufner, Luiz Carlos Ciciliotti, e da juíza Herminia Azoury.
Relatório e homenagens
Na sequência do evento, Taufner apresentou o resultado do trabalho de escuta feito por sua equipe. O presidente do TCE-ES citou ações e visitas institucionais feitas no Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, delegacias especializadas da mulher e em outras instituições que promovam ações de proteção às mulheres. Ao final, Taufner apresentou o calendário temático de 2026 do TCE-ES, que terá como tema central o combate à violência contra as mulheres.
Por fim, foi feita uma homenagem à magistrada Hermínia Azoury, que tem um longo histórico de ações em defesa das mulheres. Entre os trabalhos promovidos por ela ou com o apoio dela estão a criação do Ônibus Rosa, botão do pânico, Casa Margaridas, entre outros.
A juíza, que está em vias de se aposentar, foi homenageada por servidores do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça e todos os presentes no Dia do Laço Branco. “Há momentos em que as palavras nos faltam, mas o coração registra. Uma vez, me perguntaram se eu já tinha sido vítima de violência doméstica. Mas no meu caso foi o oposto. Eu cresci numa família tão amorosa que eu queria levar isso para outras pessoas”, disse emocionada.
“Durante minha trajetória, aprendi que era muito simples lidar com a vulnerabilidade, com o sofrimento. Era preciso somente senso de justiça, empatia e humildade. Porque a violência doméstica vai muito além da legislação e para combatê-la é preciso investir em educação para que essa cultura seja interrompida”, disse parabenizando o TCE-ES pela realização do evento e pelas ações adotadas.
Também participaram do encontro o conselheiro Sérgio Aboudib, conselheiro substituto Marco Antônio Silva, secretários de Estado e representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e de diversos municípios capixabas que somam forças no combate à violência contra as mulheres do Espírito Santo.
Clique AQUI para rever o encontro.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866




