
Os conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores de Contas do TCE-ES deram início, nesta terça-feira (27), aos trabalhos do Plenário da Corte de Contas, agora presidido pelo conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti da Cunha. Foram realizadas a primeira sessão ordinária do ano, e também a primeira do Conselho Superior de Administração da instituição, após o período de recesso.
Nas sessões, houve comunicações da presidência, apreciação de medidas cautelares e o julgamento de processos pautados.
Antes de iniciar a pauta, o presidente Ciciliotti discursou apresentando dois grandes números que evidenciam que o tribunal continua avançando em produtividade e celeridade.
Ele citou que ao final de 2025, o tribunal conseguiu reduzir a média de dias para o trânsito em julgado nos processos para 230 dias, o que é uma diminuição de cerca de 15% no tempo de julgamento em relação ao ano anterior. Além disso, seguiu aumentando a produtividade dos colegiados, elevando em 18% o número de processos julgados, o que representa o incremento de quase 2 mil processos julgados a mais em relação ao ano anterior.
“Tais melhorias vêm se potencializando a cada ano de forma consistente desde que esse tribunal decidiu agir com estratégia bem definida, organização e controle de tarefas e prazos, métodos de priorização de atividades e muitas inovações normativas e tecnológicas. E obviamente tudo isso só foi possível graças ao empenho de todos os setores dessa Casa”, destacou.
“Nós seguimos nesse propósito de continuarmos referência nacional e internacional em controle externo, e especialmente a melhorar a vida das pessoas que fazem o Estado do Espírito Santo. Quero parabenizar aqui a todos da equipe, todos os conselheiros e conselheiros substitutos pelo sucesso que nós atingimos em 2025, e vamos avançar agora mais em 2026”, completou.
Boas-vindas
Na sessão, os colegas de Plenário do novo presidente desejaram sucesso no biênio de 2026 e 2027, a começar pelo decano, conselheiro Carlos Ranna.
“Gostaria de dar as boas-vindas e parabenizar vossa excelência pela primeira sessão que está presidindo, de muitas que teremos esse ano e no próximo, e dizer da nossa alegria por saber que o tribunal vai continuar na linha da inovação, aprimoramento, buscar cada vez mais eficiência. E os números estão aí para provar que estamos no caminho certo, da celeridade, sem abrir mão da qualidade dos nossos trabalhos.
O conselheiro Rodrigo Chamoun também manifestou-se. “Esse primeiro mês já dá uma bela amostra da sua capacidade de liderança, escuta, de equilíbrio na condução deste tribunal que é referência para o Brasil e é tão importante para os capixabas. Conte conosco”, disse.
O conselheiro Rodrigo Coelho também se alinhou às falas. “Desejo de sucesso à sua gestão que se inicia, conte conosco, quero que Deus lhe dê sabedoria para tomar as melhores decisões e nos dê sabedoria para bem auxiliá-lo no caminho que tem pela frente. Que vossa excelência consiga alcançar aquilo que deseja como meta para este biênio no tribunal.”
Ainda, o conselheiro Davi Diniz, que está no cargo de vice-presidente, cumprimentou Ciciliotti. “Desejo sucesso à gestão, sabedoria, e que conduza o tribunal brilhantemente no próximo biênio. Parabenizo Domingos pela gestão que findou em dezembro. Foi uma gestão eficiente, participativa.”
O conselheiro substituto Donato Volkers também apresentou mais dados positivos do TCE-ES.
“Me associo às palavras, desejando um feliz 2026 para nós, e ao conselheiro presidente uma boa gestão. Nesta nossa primeira sessão, vale registrar que pela primeira vez nós começamos o ano no tribunal com menos de 10 mil processos no nosso estoque. Parabenizar os nossos servidores, e vossas excelências pelas decisões que tomaram que permitiram esta conquista do tribunal, numa trajetória que seguiremos”, afirmou.
A próxima sessão plenária ocorre nesta quinta-feira (29), no formato virtual, enquanto a próxima sessão presencial será realizada no dia 10 de fevereiro. Na ocasião, também será realizada a posse do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC) Luciano Vieira, que foi reconduzido ao cargo para mais uma gestão.
Assista o vídeo de transmissão da sessão:
Assista o vídeo com os números das sessões de 2025:
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866





