O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) está realizando levantamento com o objetivo de conhecer os sistemas de informação utilizados pelas unidades gestoras sob sua jurisdição (Processo TC 3274/2016-8). As informações devem ser fornecidas por meio do preenchimento do questionário disponível no link abaixo. Apenas as unidades gestoras que receberam o Ofício NTI 01/2016 devem fornecer as informações.
O questionário pode ser acessado no formato PDF, o que pode auxiliar na organização das informações antes do envio. Para fazer o download, clique em “Questionário – Levantamento de Sistemas“.
Após ler as orientações abaixo, responda o questionário clicando aqui.
Seguem as orientações para o preenchimento do questionário:
- Devem ser informados os dados relativos aos Sistemas de Informação utilizados pela instituição. Os Sistemas de Informação são aqueles utilizados para suportar os processos de trabalho, tanto da área fim quanto da área meio. Esses sistemas normalmente armazenam e processam informações.
- Sugerimos que os responsáveis pelo cadastramento das informações sejam servidores ou funcionários contratados, e que respondam o questionário com o auxílio de pessoal da área de Tecnologia da Informação.
- Não é necessário informar os softwares que não armazenam informações e que são utilizados para simples apoio, tais como:
a) Navegadores de Internet;
b) Editores e reprodutores de mídia;
c) Compactadores de arquivos;
d) Leitores de PDF;
e) Antivírus;
f) Gerenciadores de arquivos;
g) Correio eletrônico e mensagens instantâneas;
h) Editores de imagens e de diagramas;
i) Pacote de escritório (vide exceção do item 4 abaixo);
j) Impressão e digitalização.
- Em relação ao item “i” acima (Pacote de escritório), fazemos uma ressalva. Os processadores de planilha, como, por exemplo, o Microsoft Excel, o LibreOffice Calc e o aplicativo online Folhas de Cálculo do Google, além do Microsoft Access, quando utilizados em substituição a um Sistema de Informação, para armazenar e processar informações diretamente ligadas às atividades da instituição, também devem ser informados.
- Também não devem ser informados os seguintes tipos de softwares:
a) Sistemas operacionais e drivers;
b) Ferramentas de desenvolvimento de software;
c) Bancos de dados.
- O questionário deve ser preenchido e enviado uma vez para cada Sistema de Informação utilizado. Isso significa, por exemplo, que se a instituição for prestar informações relativas a 5 sistemas, será necessário preencher o questionário 5 vezes. Sugerimos que não haja mais de um responsável pelo cadastramento de um mesmo sistema, diminuindo a chance de este ser cadastrado em duplicidade.
- O questionário é organizado em três partes. A primeira registra informações sobre o responsável pelo preenchimento e a segunda trata de informações sobre o sistema em si. A terceira se refere a informações relativas à aquisição, download ou desenvolvimento. Nesta última parte, observe que, dependendo das respostas, outras questões que a princípio estão ocultas são exibidas.
- As informações só serão efetivamente enviadas quando o usuário clicar no botão “Enviar” que se encontra na terceira página do questionário.
- Após cada envio, não é possível alterar as informações preenchidas. Para evitar equívocos, sugerimos que as informações sejam coletadas e registradas previamente em papel ou em planilha e, só depois de revisadas, sejam informadas no questionário online.
- Também não é possível acessar os questionários já enviados. Entretanto, após o envio, uma página com todas as informações prestadas é exibida. Salvar ou imprimir esta página pode permitir à instituição consultar as informações, caso necessário.
O código de acesso ao questionário está indicado no Ofício NTI 01/2016, enviado por e-mail à Unidade Gestora. Para esclarecimento de dúvidas, basta dirigir-se aos Auditores, por meio do endereço de e-mail levantamento.sistemas@tcees.tc.br.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866