
Foi ao ar, na noite desta quinta-feira (5), o último episódio de 2025 do programa ‘É da sua conta’. Neste episódio, a jornalista Mariana Montenegro recebeu a coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente, Saneamento e Mudanças Climáticas (Nasm), Ana Emília Brasiliano Thomaz, que falou sobre o lançamento do Painel de Resíduos Sólidos.
“O painel é uma ferramenta em que são apresentadas as principais informações declaradas pelos municípios a respeito da geração e gestão dos resíduos sólidos, ou seja, todo lixo gerado nas casas das pessoas e também durante a varrição das ruas”, explicou.
O painel mostra que no Espírito Santo, 98,71% da população urbana é atendida com coleta regular pelo menos uma vez na semana. Quando a análise é ampliada para a população total, o atendimento cai para 92,81%. Em média, as prefeituras coletam 1,2 quilo por dia por habitante – valor equivalente à média nacional.
Apesar de o percentual de coleta ser relativamente alto, apenas 0,80% é recuperado por associações ou cooperativas de catadores com parceria ou apoio das prefeituras.Ou seja, das 1.589.524,10 toneladas coletadas ao longo do ano, apenas 12.730,70 toneladas foram recuperadas por meio da reciclagem.
“Isso é muito pouco. O Brasil tem um Plano Nacional de Resíduos Sólidos e tem uma meta. A meta seria já estar fazendo uma reciclagem de, em média, 5% de todo o resíduo gerado. Em 20 anos, a meta é atingir 20% de todo o resíduo gerado, então estamos muito abaixo daquilo que é a média desejada”, acrescentou Ana Emília.
A auditora também falou sobre a importância de todas as pessoas se conscientizarem sobre o tema. “A proposta do painel é dar visibilidade para que toda a sociedade possa enxergar o que, de fato está, acontecendo e, com isso, melhorar o serviço prestado. Neste assunto, todos nós temos duas grandes responsabilidades: gerar menos lixo e buscar reciclar mais”, concluiu a auditora.
Minuto TCE
No quadro ‘Minuto TCE’, a jornalista Clarissa Scárdua falou sobre o encontro especial realizado pelo Dia da Consciência Negra – um dia para refletir, aprender e reafirmar o compromisso da Corte de Contas capixaba com a equidade racial, a valorização da cultura negra e a construção coletiva de conhecimento.
O encontro teve como foco música, poesia e debate histórico-social e contou com a participação da atriz e escritora Suely Bispo, que apresentou o sarau “Viva Zumbi”, mostrando músicas e poesias focadas em Zumbi dos Palmares.
Durante o evento, também foram apresentados os resultados do Censo Étnico Racial feito com servidores do TCE-ES. “Um passo essencial para compreender a realidade interna e avançar na construção de políticas que garantam respeito, representatividade e diversidade”, comentou Clarissa.
Por fim, o evento contou com a participação da escritora e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Bárbara Carine. Ela fez sua palestra centrada na Consciência Crítica Racial, falando sobre as diferentes formas de racismo – do recreativo ao institucional.
Assista ao episódio 27 do programa ‘É da sua conta’.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866




