
Na última terça-feira (21), as equipes da Secretaria de Controle Externo de Pessoal e Previdência (SecexPessoal) e da Secretaria Geral de Tecnologia da Informação do TCE-ES participaram de reunião com uma equipe do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O encontro ocorreu virtual aconteceu via Teams.
A reunião foi solicitada pelo TCE-PR e abordou, principalmente, as informações de previdência disponibilizadas no Painel de Controle do TCE-ES. Na apresentação, focaram nos os painéis de projeções atuariais e de investimentos, recentemente lançado no sistema.
O auditor e secretário de Controle Externo de Pessoal e Previdência, Diego Torres, coordenou a reunião. O interesse do encontro foi demonstrado pelo TCE-PR para o desenvolvimento de solução semelhante.
“Por meio do primeiro painel é possível avaliar o ritmo das receitas e despesas para os próximos anos, avaliando a capacidade de pagamento dos benefícios e identificar possíveis desvios. O painel de investimentos, por sua vez, demonstra a quantidade investida, a evolução histórica dos investimentos e onde estão alocados os recursos que pagarão os segurados”, destacou Diego.
O secretário também ressaltou que em 2025, o TCE-ES já cedeu um sistema BI dos Investimentos dos RPPS para o TCE-PR. Então, é uma continuidade de uma parceria já existente entre os Tribunais.
O painel apresentado para a equipe do Tribunal de Contas do Paraná demonstra também se os investimentos estão cumprindo as normas previdenciárias e identifica possíveis riscos. Essas informações atualmente são disponibilizadas de forma fácil, intuitiva e atualizada para os gestores e sociedade por meio do Painel de Controle.
Participaram da reunião os auditores de controle externo Miguel Burnier, coordenador do Núcleo de Controle Externo de Fiscalização de Previdência (NPREV); Diego Torres, secretário de Controle Externo de Pessoal e Previdência (SecexPessoal). Além dos representantes da Secretaria Geral de Tecnologia da Informação (SGTI), Elizabeth Maria Kippel e Érick Bastos. Do lado do TCE-PR, participaram três servidores.
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