
Nesta quinta-feira (7), mais um episódio do “É da Sua Conta” foi ao ar! No programa inédito, a entrevista foi com o auditor Anderson Rolim, que falou sobre a atuação do TCE-ES na fiscalização dos mais de R$ 16 bilhões, nos próximos 20 anos, como compensação pelos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). O auditor explicou que 11 municípios do Espírito Santo são elegíveis a adesão ao acordo, mas apenas 6 aderiram.
Ele ainda explicou que acordo não define a área que os municípios devem investir, mas traz temáticas, como educação, saúde, assistência social, meio ambiente e entre outros. “O papel do Tribunal de Contas, no momento, é realizar um levantamento inicial para analisar a preparação de cada município para receber esse recurso, mantendo a transparência. O próximo passo será a realização das auditorias, com o TCE-ES fiscalizando a governança e execução das obras.”
Anderson explicou que as auditorias já devem começar no último trimestre de 2025. Por fim, ele destacou que o foco no momento serão os recursos investidos em infraestrutura.
Minuto TCE
No programa, a jornalista Clarissa Scardua detalhou a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) para a aprovação de contas do governador, Renato Casagrande. Ela ressalta que o relatório segue para a Assembleia Legislativa para aprovação.
Para ter acesso aos dados completos e análises do TCE-ES sobre as contas do governador, acesse: tcees.tc.br/contasdegovernoestado
O “É da Sua Conta” é exibido às quintas-feiras, às 19h.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866