
Em sessão especial realizada na tarde desta segunda-feira (13), foi empossado o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Rodrigo Coelho do Carmo. Em seu discurso, Coelho defendeu a aproximação entre o controle e a gestão, com respeito a seus papeis institucionais.
“Neste nosso tempo é fundamental que seja evidenciada e aprofundada a relação entre o controle e a gestão. Sabemos que quem passa pela gestão e chega ao controle, seja interno ou externo, apresenta gritante diferencial na avaliação e no entendimento”, explicando que houve, no Brasil, um desvio na atuação do controle, “pois a auditoria se distanciou da gestão, como se por ela não fosse também responsável”.
“Numa visão contemporânea, é fundamental que sejam respeitados os papeis institucionais do controle interno, controle externo e da gestão, sem que estes causem uma paralisia nos serviços prestados à população. O controle deve propiciar segurança ao bom gestor, sendo mecanismo eficiente e atuante no contexto da transparência pública, efetivando-se inclusive como importante instrumento de controle social.”
Em seu discurso, Coelho pontuou que hoje é comum ver bons quadros se afastando da gestão por medo de serem ordenadores de despesas. “Isso tem a ver com a forma de atuação dos órgãos de controle”. “Chego para que possamos juntos (aos auditores) evoluir sempre com o propósito de sermos mais justos e resolutivos em nossas tarefas”, complementando com a preocupação de julgamentos justos, para que a Corte não seja a razão de afastamento de pessoas que se esforçam para realizar uma boa gestão. “Evidentemente que, ao apurar atos ilícitos, de corrupção e de má gestão, estes devem ter tratamento rígido e compatível com o ato praticado”.
Presente à solenidade, o governador do Estado, Paulo Hartung, desejou sucesso ao conselheiro eleito, destacou a modernização do TCE-ES e a atuação do controle. “Conselheiro Rodrigo, depositamos muita esperança no seu trabalho. Chega em uma instituição que nos últimos anos realiza um trabalho de modernização que merece aplauso dos capixabas. Esta instituição é guardiã da Lei de Responsabilidade Fiscal. Num país que, infelizmente, ainda valoriza a bagunça, aplaude a desorganização fiscal, o gasto sem financiamento. Essa instituição tem a missão de atualizar a cultura do país, que não é só dos gestores, mas também da sociedade.” Em seu pronunciamento, o governador elogiou o Painel de Controle, ferramenta do TCE-ES de acompanhamento das finanças do estado, “vital para que o Espírito Santo não vire o Rio de Janeiro”.
Durante a sessão especial de posse, o conselheiro Domingos Taufner proferiu discurso de boas-vindas ao novo conselheiro, destacando sua trajetória profissional que “perpassa por várias áreas de atuação” e que, agora, terá a “nobre e responsável missão de apreciar e julgar as contas dos gestores públicos”. “O conselheiro Rodrigo Coelho chega a um tribunal moderno, que conquistou vários avanços nos últimos anos, atualmente sendo tempestivo, transparente e útil”, afirmou, citando o controle de prazos para julgamentos, além do Painel de Controle e do sistema CidadES.
Estiveram presente ao evento os presidentes da Assembleia Legislativa, Erick Musso; do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama; do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Anníbal de Rezende Lima; o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, além de deputados estaduais, prefeitos, vereadores, familiares e amigos do conselheiro.
Histórico
Rodrigo Coelho do Carmo tornou-se Secretário Municipal de Governo de Cachoeiro de Itapemirim em 2009. Dentre outras atividades, coordenou o Orçamento Participativo, reestruturou a Defesa Civil Municipal e implantou o Escritório de Gestão de Projetos Prioritários (EGPP).
Em 2011, Rodrigo Coelho assumiu a então Secretaria de Estado de Trabalho Assistência Social e Direitos Humanos. Em janeiro de 2013, na qualidade de suplente, assumiu em definitivo o mandato de deputado estadual, substituindo um colega de parlamento. Em 2014, foi novamente eleito para o cargo de deputado estadual.
Em 2016 assumiu como secretário a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social. Em 2017, Rodrigo retomou o mandato de deputado estadual e as atividades na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Em agosto de 2018, foi eleito Conselheiro do TCE-ES.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866