
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) aprovou sua Política de Governança. No Plano Estratégico do TCEES 2024-2037 foi definido como um dos objetivos estratégicos a garantia da excelência do sistema de governança do TCE-ES, com vistas ao cumprimento da missão e o alcance da visão estabelecidos pela Corte. Neste sentido, a aprovação da Política consolida mais uma importante etapa de fortalecimento da governança institucional.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Domingos Taufner, destacou que o Espírito Santo figura entre os estados com melhor gestão fiscal, maior transparência e mais altos índices de governança pública do país. “Essa conquista está diretamente relacionada à atuação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), que tem se destacado pela eficiência e inovação na administração pública.”
“Com um sistema de governança sólido, o Tribunal apresenta desempenho institucional de excelência e tempestividade no julgamento dos processos de controle externo. Além disso, a transparência, fortalecimento da cultura de integridade, alta capacidade de resposta e compromisso permanente com a sustentabilidade são pilares que se destacam. Esses resultados refletem a busca contínua pela geração de valor público e pelo aprimoramento da gestão pública capixaba”, complementou o presidente sobre a política de governança no Tribunal.
A aprovação da Política de Governança do TCE-ES, instituída pela Resolução nº 393/2025, marca um avanço significativo na consolidação de práticas de gestão. Com isso, o Tribunal reafirma seu papel estratégico como indutor da boa governança no setor público, fortalece a confiança da sociedade nas instituições e contribui de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo.
O Tribunal de Contas também busca promover ações interinstitucionais de fomento à adoção de boas práticas de governança, de forma a garantir o fortalecimento e o desenvolvimento sustentável das organizações públicas.
Política
A Política estabelece nove princípios de governança do TCE-ES, a saber: transparência; eficiência; integridade; accountability; inovação; capacidade de resposta; sustentabilidade; confiabilidade; e efetividade.
Entre as diretrizes estão promover o alinhamento estratégico da organização, direcionando as ações para resultados que visem a entrega de valor público às partes interessadas, buscando soluções tempestivas e inovadoras; estabelecer processos decisórios transparentes, baseados em evidências e motivados pelo compromisso de atender ao interesse público; estabelecer um sistema eficaz de gestão de riscos e de controles internos; promover a simplificação administrativa, e a modernização da gestão pública.
A política traz ainda capítulos dedicados aos mecanismos e ao sistema de governança, além da transição de gestão e disposições finais.
Clica e confira a Política de Governança na íntegra.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866