
Ao se despedir da presidência do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), exercida no biênio 2024-2025, o conselheiro Domingos Taufner destacou os principais avanços da gestão, com ênfase no fortalecimento da transparência, no uso de tecnologia para o controle externo e na aproximação do Tribunal com a sociedade. O discurso foi proferido durante a sessão especial de posse do corpo diretivo eleito para o biênio 2026-2027, realizada nesta segunda-feira (15).
Em sua fala, Taufner lembrou que esta foi a segunda vez em que presidiu o TCE-ES, tendo exercido a função também no biênio 2014-2015. Segundo ele, em ambos os períodos, o compromisso foi o mesmo.
“Em ambas as gestões, procurei exercer a função com o mesmo senso de dever público, respeito institucional e compromisso com resultados concretos. Assumir a presidência do TCE-ES foi, acima de tudo, um chamado ao serviço público qualificado, guiado pela ética, pela técnica e pela sensibilidade social. Buscamos um Tribunal mais próximo das pessoas, atento às transformações do nosso tempo e firme no cumprimento de seu papel constitucional.”
Entre os destaques da gestão, o presidente ressaltou o aprimoramento e a ampliação do Painel de Controle, ferramenta que permite ao cidadão acompanhar e fiscalizar a administração pública. Ele citou, entre outras iniciativas, a inclusão do painel de resíduos sólidos, a criação do painel de contratações e o lançamento do painel de emendas parlamentares.
Outro ponto destacado foi a ampliação do painel de planos municipais de saúde para todo o país, a partir de iniciativa desenvolvida pelo TCE-ES em cooperação com a entidade. Taufner também mencionou o reconhecimento nacional alcançado pelo Tribunal, como a conquista, pela segunda vez, do selo Diamante em Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
A gestão também deu ênfase a pautas de responsabilidade social. O presidente citou a criação do grupo de equidade racial e a realização do Censo Étnico-Racial interno, além das ações voltadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres, com atuação orientativa e indutora de políticas públicas. Taufner reforçou que o calendário institucional foi utilizado como instrumento para reforçar essas agendas, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2025 e, em 2026, terá como tema o combate à violência doméstica.
Durante o discurso, Taufner agradeceu o trabalho coletivo de conselheiros, membros do Ministério Público de Contas, servidores e colaboradores, além da parceria com outros poderes e instituições, ressaltando a importância da harmonia institucional para os avanços do Tribunal.
Ao final, o conselheiro manifestou confiança na nova gestão, liderada pelo conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti, a quem transmitiu o comando da presidência. Na próxima gestão, Taufner assumirá a Corregedoria do TCE-ES.
“Saio da presidência, mas sigo no mesmo propósito: servir ao Espírito Santo com seriedade, diálogo e compromisso com o interesse público”, concluiu.
Mensagem
Veja video com a mensagem de final de ano do presidente Domingos Taufner.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866




