
O presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, foi escolhido para compor a Diretoria de Desenvolvimento Institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB) para o biênio 2026/2027. A definição ocorreu a tarde desta terça-feira (2), durante a Assembleia Geral do Instituto, realizada no âmbito da programação do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), em Florianópolis (SC).
Também vão compor a mesma diretoria os conselheiros André Clemente Lima de Oliveira (TC-DF), Mário Túlio Kostermann Nogueira (TCE-PR), José Neil Barreto Nascimento (TCE-SC) e Alexandre Pessel (TCE-RS).
Na ocasião, o conselheiro Inaldo Araújo, do TCE da Bahia, foi eleito, por unanimidade, para presidir o instituto. Ele irá suceder o conselheiro Edilberto Pontes na função.
Domingos Taufner celebrou sua escolha como diretor do IRB.
“Entendo como importante para o nosso TCE-ES ter um conselheiro atuando como diretor do Instituto Rui Barbosa (IRB), que é conhecido como a Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas. Ela é uma entidade que investe muito na formação dos mais diversos atores do sistema de Controle Externo brasileiro”, declarou.
Taufner pontuou que nos últimos anos, teve o foco de atuação muito voltado para as questões previdenciárias, principalmente o Regime Próprio de Previdência Social, mas que desde o início de 2025 tem atuado mais intensamente com o tema da Reforma Tributária.
“Esse assunto é afeto à minha experiência profissional, pois fui auditor fiscal da Prefeitura de Vitória por 24 anos. Será um desafio enorme acompanhar os desdobramentos da reforma tributária e também continuar o processo de formação dos atores do Controle Externo, que basicamente são os que atuam nos Tribunais de Contas”.
Já o conselheiro Inaldo ressaltou a importância do momento e a força da unidade entre as Cortes de Contas.
“Considero esta eleição diferenciada, porque, pela primeira vez na história do IRB, os 33 Tribunais de Contas que integram o nosso sistema votaram. Isso demonstra que precisamos estar unidos, porque unidos, como sistema, podemos fazer muito mais. Isso reforça o espírito de cooperação, continuidade e fortalecimento do Controle Externo nacional, em um momento estratégico para o avanço das políticas públicas, da governança e da atuação integrada das Cortes de Contas”, afirmou.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866




