
Os conselheiros Carlos Ranna e Rodrigo Chamoun serão os representantes do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) na diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para o biênio 2026-2027. A eleição do presidente, vice-presidentes e diretores aconteceu na manhã desta quarta-feira (03), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em Florianópolis.
Carlos Ranna seguirá à frente da vice-presidência de Desenvolvimento do Controle Externo. Uma das principais funções desta vice-presidência é organizar o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), que analisa boas práticas realizadas por todos os tribunais e as difunde por todo o sistema de Tribunais de Contas.
Já Rodrigo Chamoun ficará com a diretoria de Inovação e Tecnologia da Atricon. Esta diretoria está ligada à vice-presidência de mesmo nome, sob comando do conselheiro Ricardo Torres, do TCM-SP
Presidência
A presidência da instituição seguirá sob responsabilidade do conselheiro Edilson Silva, do TCE-RO. Logo após a confirmação da reeleição, Edilson agradeceu a confiança dos membros e afirmou que inicia o novo mandato com espírito de cooperação. “Recebo com humildade. Reconheço o trabalho de todos. Nosso propósito é caminhar juntos, sempre”, disse, aplaudido pelos participantes.
Além da eleição, a reunião dos membros da Atricon também aprovou a alteração estatutária que cria três novas Vice-Presidências, acompanhadas de diretorias específicas. Foram criadas: a Vice-presidência de Assuntos Parlamentares, dedicada à interlocução com o Legislativo; Vice-Presidência de Governança; e a Vice-Presidência voltada à Tecnologia da Informação.
Veja como ficou a composição da diretoria da Atricon para o biênio 2026-2027.
IV CITC
Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o IV CITC acontece de 2 a 5 de dezembro no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon).
A realização da quarta edição do Congresso tem a parceria do governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de Blumenau, Assembleia Legislativa e Grupo Baía Sul e patrocínio de Aegea, BID, BRDE, Celesc, Codemge, Cemig, CFA, CFC, CNI, FIESC, Sebrae, TechBiz, ABDI, BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Ministério da Fazenda.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866




