
Representantes do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) participaram, entre os dias 12 e 14 de agosto, do III Seminário Mineiro de Custos do Setor Público, realizado em Belo Horizonte (MG). Com o tema “Desafios para a Utilização da Informação de Custos”, o evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) com apoio do TCE-ES e reuniu especialistas, gestores e servidores públicos de diversas regiões do país.
O conselheiro Rodrigo Coelho foi um dos representantes do TCE-ES nas atividades, destacando a relevância da informação de custos para o controle externo. Segundo ele, quando bem estruturadas, essas informações contribuem para ações fiscalizatórias mais precisas e para o aprimoramento das políticas públicas. Ele participou do painel “O posicionamento dos Tribunais de Contas diante do descumprimento da mensuração, apuração e utilização da informação de Custos”.
Servidores do Tribunal também marcaram presença, participando de painéis, oficinas e debates que abordaram conceitos normativos e metodológicos, além da aplicação prática de ferramentas e planilhas voltadas à análise de custos no setor público. O secretário-geral de Controle Externo, Alexsander Binda, participou do painel “Os desafios para a mensuração de custos nos TCs” e o auditor Rodrigo Lubiana Zanotti do painel “Guia de Orientação para Implantação e Uso de Sistema de Custos na Administração Pública do ES”, além de mediar outro painel.
O encontro reforçou a importância da mensuração e utilização das informações de custos como instrumento de apoio à tomada de decisão e de melhoria da gestão pública. A presença da delegação capixaba também contribuiu para fortalecer a rede de cooperação interinstitucional e ampliar a capacitação técnica da equipe, alinhando o TCE-ES às boas práticas nacionais na área.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866