Tema


Modalidade


Público alvo


1ª Oficina Projeto Semear Cidadania: Como identificar e conduzir o aluno em situação de violência ou vulnerabilidade social ou emocional?

 De 12/08/2021 até 13/08/2021

Gestão
Carga horária: 05:00h  Público em geral  A distância

.

Conteúdo programático

DATA: 12 e 13/08/2021

LOCAL: Youtube da Escola de Contas Públicas ou www.tcees.tc.br/ECPaovivo

12/08/2021 (quinta-feira)
13h30 - Abertura - Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun (Conselheiro Presidente do TCE-ES)
13h40 - Retorno às aulas presenciais: educação, saúde e assistência social no trabalho colaborativo para a garantia do direito à Educação - Luana Sampaio (Projeto Semear Cidadania).
13h50 - A construção de um ambiente acolhedor e democrático na escola: possibilidades a partir da integralidade do ser humano como um ser social - Professora Joice Lamb (Novo Hamburgo/RS)
14h30 - Perguntas (Público)
14h40 - A escola integrada à rede de proteção. Ações para o cuidado à vítima e o enfrentamento às violências: caminhos e perspectivas - Edleusa Cupertino (Secretaria de Estado da Saúde/ES) e Solange Lana (Secretaria de Saúde de Vitória).
15h20 - Projeto de vida e diálogos de construção de paz na relação com o fortalecimento das relações na escola - Marcia Dall´Orto (CIATOX/ES), Trumam Vieira (Secretaria de Educação de Vitória), Eliana Bravim (Secretaria de Estado da Educação/ES) e Clésio Venâncio (Secretaria de Saúde de Cariacica).
16h00 - Encerramento - Maria Cristina Pimentel (Promotora de Justiça MP-ES).

13/08/2021 (sexta-feira)
13h30 - Abertura
13h35 - Estudantes em situação de vulnerabilidade no espaço escolar. Reflexões sobre caminhos e possibilidades de cuidados e proteção para a garantia do direito à aprendizagem - Priscila Nascimento (APOIE/SEDU).
13h45 - Como identificar? Quais os padrões de comportamento que podem indicar uma violência ou uma vulnerabilidade? - (Grupo Multidisciplinar da Oficina Semear Cidadania).
14h00 - Como abordar e acolher os alunos que estão ou indicam estar em situação de vulnerabilidade? Escuta afetiva - (Grupo Multidisciplinar da Oficina Semear Cidadania).
14h25 - Família e escola: uma relação de parceria. Como abordar e promover o engajamento familiar? - (Grupo Multidisciplinar da Oficina Semear Cidadania).
14h40 - Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e vítimas de violências: Como encaminhar para a Rede de cuidado e proteção? Fluxos internos e encaminhamentos possíveis - (Grupo Multidisciplinar da Oficina Semear Cidadania).
15h10 - Delegacia de amparo ao menor, Defensoria Pública e  Ministério Público: como e quando acionar? Dra. Thaiz Onofre (Defensora Pública/ES).
15h25 - Como é o acompanhamento da escola e da rede aos estudantes em situação de violências e vulnerabilidades?  - (Grupo Multidisciplinar da Oficina Semear Cidadania).
15h35 - Estudos de casos: alunos em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência: os caminhos percorridos - (Grupo Multidisciplinar da Oficina Semear Cidadania).
16h00 - Encerramento  - Sebastião Carlos Ranna de Macedo (Conselheiro Ouvidor do TCE-ES)

Inscreva-se

Cursos Relacionados