31 maio 2019

TCE-ES lança Carta de Serviços ao Usuário

Durante sessão plenária, nesta terça-feira (28), os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) apreciaram e aprovaram, por unanimidade, a Carta de Serviços ao Usuário. A publicação é em cumprimento à Lei Federal 13.460/2017, e visa informar ao cidadão sobre os serviços prestados pelo Tribunal, contendo…

23 abril 2019

MMD-TC: Conselheiro Ranna participa de encontro com ONGs dedicadas à transparência

O conselheiro-ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e Vice-Presidente de Desenvolvimento do Controle-Externo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Carlos Ranna, participou de um encontro com ONGs dedicadas à transparência. O encontro aconteceu nesta terça-feira (23), em São Paulo, e…

01 abril 2019

TCE-ES vai apresentar novos critérios de avaliação do MMD-TC para os servidores

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito (TCE-ES) vai apresentar para seus servidores, na próxima segunda-feira (08), os critérios para avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), em 2019. A reunião acontecerá no auditório da Corte de Contas, à partir das 14 horas. No…

29 março 2019

Encontro técnico elabora Cartilha de Boas Práticas de Ouvidorias para os Tribunais de Contas

O encontro dos representantes das Ouvidorias dos Tribunais de Contas da União, dos Estados e dos Municípios de várias partes do Brasil terminou nesta sexta-feira (29), na sede do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). A reunião técnica concluiu as entregas dos trabalhos do grupo, com a…

28 março 2019

Ouvidorias de 11 Tribunais de Contas participam de reunião técnica no TCE-ES, em Vitória

Na manhã desta quinta-feira (28), representantes das ouvidorias dos Tribunais de Contas da União, dos Estados e dos Municípios de várias partes do Brasil iniciaram uma reunião técnica, cuja finalidade é incentivar a efetiva atuação das Ouvidorias das Cortes de Contas, como órgãos permanentes de interação com a sociedade e…

27 março 2019

TCE-ES recebe ouvidorias de dez Cortes de Contas para discutir avanços na área

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) recebe em sua sede, em Vitória, representantes das ouvidorias dos Tribunais de Contas da União, dos Estados e dos Municipios de várias partes do Brasil. A reunião técnica acontecerá nesta quinta (28) e sexta-feira (29), com o objetivo de incentivar…

20 março 2019

Ouvidoria atende a 406 manifestações: elogio, reclamação, entre outras

No ano de 2018, a Ouvidoria do TCEES recebeu um total de 406 manifestações, sendo 340 demandas típicas de Ouvidoria (elogio, sugestão, solicitação, reclamação e notícia de irregularidade), e 66 manifestações oriundas da Lei de Acesso à Informação (LAI), através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).…

12 fevereiro 2019

Levantamento em Governança de TI aponta deficiências em prefeituras e câmaras

Levantamento em Governança de Tecnologia da Informação realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) identificou que gestores de prefeituras, câmaras municipais e institutos de previdência, por vezes, ignoram normas legais e boas práticas na área. Dentre outros itens, a equipe identificou que há dependência tecnológica em relação a empresas…

07 fevereiro 2019

Conselheiro Ranna participa de encontro com ministro Onyx Lorenzoni

O conselheiro-ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Carlos Ranna, participou de um encontro com o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni, em Brasilia. A audiência aconteceu nessa quarta-feira (06) e reuniu representantes do Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o…

29 janeiro 2019

TCE-ES julga 72 processos na 1ª Sessão Plenária do ano e lamenta tragédia em MG

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) realizou, nesta terça-feira (29), a primeira Sessão Plenária de 2019. Foram julgados 72 processos e os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Corte de Contas, o conselheiro Sérgio Aboudib. Após a abertura dos trabalhos, os conselheiros lamentaram a tragédia que…

14 janeiro 2019

Ouvidoria participa de encerramento de programa de educação cidadã

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) participou do encerramento do programa "Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania – Turma da Mônica”, que aconteceu, no dia 12 de dezembro, na EMEF Álvaro Marques de Oliveira, em Sooretama. O objetivo foi…

04 dezembro 2018

Ouvidoria do TCE-ES coordena reunião técnica no VI Encontro Nacional dos TCs

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Espírito Santo coordenou uma reunião técnica no VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas com objetivo de monitorar o andamento do projeto de incentivo a efetiva atuação das ouvidorias das Cortes como órgãos permanentes de interação com a sociedade e promotores do controle…

13 novembro 2018

Ouvidoria do TCE-ES participa de Simpósio Nacional no Amazonas 

A coordenadora da Ouvidoria Andrea Norbim Beconha representou o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) no II Simpósio Nacional de Ouvidorias. O evento aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, em Manaus (AM), e teve como tema “Os 30 anos na Constituição Cidadã e a evolução…

12 novembro 2018

Estagiários participam do projeto “Conhecendo o TCE-ES” para entender melhor a Corte

A segunda-feira (12) dos estagiários do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) foi de aprendizado. Eles passaram pelo projeto “Conhecendo o TCE-ES”, que tem o objetivo de apresentar a estrutura e o funcionamento da Corte de Contas para os aprendizes do Tribunal. A primeira parte do curso…

08 novembro 2018

Assinada parceria com a Fundação Vanzolini para certificação do MMD-TC

A Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Fundação Carlos Alberto Vanzonili firmaram contrato para a certificação da Metodologia do Programa QATC – Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). A certificação é a ferramenta que define os caminhos de qualificação das…

05 novembro 2018

Auditores do Piauí fazem visita técnica ao TCE-ES para conhecer projetos estratégicos

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) recebe nesta segunda (05) e terça-feira (06) a visita técnica de servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Os auditores de Controle Externo Daniel Douglas Leite e Vimara Coelho Castor estão em Vitória para conhecer os projetos…

29 outubro 2018

Lei de Defesa do Usuário dos Serviços Públicos está em vigor e fortalece as Ouvidorias

A Lei de Defesa do Usuário dos Serviços Públicos, como passou a ser conhecida a Lei 13.460/2017, está em vigor desde junho de 2018 para garantir a participação, proteção e defesa dos direitos daqueles que interagem com o Estado na busca por uma prestação de serviços adequada. A edição da Lei…

25 outubro 2018

Conselheiro-ouvidor do TCE-ES participa de evento da STN em Brasília

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Carlos Ranna, está em Brasília para participar da 26ª reunião da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF). O evento, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN),  começou na terça-feira (23) e vai…

16 outubro 2018

Ouvidoria disponibiliza mais uma forma de se comunicar com cidadãos

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) ampliou sua forma de se comunicar com a sociedade. Agora, os visitantes poderão fazer elogios, sugestões, solicitações, reclamações e notícias de irregularidade em urnas que estão disponibilizadas na recepção principal da Corte e no hall da Escola de Contas Públicas,…

05 outubro 2018

Definidos 16 Projetos Prioritários de 2019, envolvendo várias áreas da Corte

Na tarde desta quinta-feira (04), aconteceu na Corte de Contas a apresentação dos Projetos Prioritários para 2019. Ao todo, 16 foram selecionados para compor a agenda de priorização para o próximo ano. Todos já foram aprovados pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Sérgio Aboudib,…